terça-feira, 9 de março de 2010

Sujeito homem

Por André Jamaica

Estava aflito pra voltar a escrever neste espaço. Não achei que faria tanta falta na minha vida. Mas faz. Nem sei por onde começar.

CARIOCÃO- Como já escrevi neste espaço, Cariocão é preparação pro Brasileiro. Aliás, pro Flamengo, é preparação pra Libertadores. Estive na terra do Obina que, como diz a letra do samba é " a terra da magia, da feitiçaria e do candomblé" e aproveitei pra fazer uma promessa: Se o Hexacampeão Brasileiro for campeão da Libertadores eu vou, durante um ano, frequentar as rodas de samba do Rio de Janeiro com uma camisa com a frase: " SAMBA É O CACETE! EU AMO MICARETA!".

Como dói este cariocão, hein? Os times pequenos não conseguem fazer uma graça com os grandes e a gente é obrigado a ver a imprensa carioca exaltando o Joel com aquele time ruim de doer e campeão da taça guanabara. Ter o Joel como treinador é uma benção e uma maldição. A benção é a possibilidade, sempre real, de ver seu time campeão carioca. A maldição é saber que ele não vai passar disso. Títulos da Copa do Brasil e do Brasileirão? Com o Joel? Pode esquecer.

ADRIANO- Já estou ficando de saco cheio com esse papo deprê do Adriano. Depressão? alcoolismo? Não quero nem saber. Me enchi. O mínimo que a torcida espera de um jogador que ganha 600 mil reais por mês é que ele seja homem o suficiente pra assumir suas atitudes, arcar com as consequências dos seus atos e cumprir com as suas obrigações com o clube. E parece que a gente está falando de um jogador de 19 anos de idade que pirou o cabeção com tanta fama, dinheiro e mulheres. Estamos falando de um adulto que sustenta a mãe, a avó, o irmão e um filho. O Flamengo vai segurar esta onda, passando a mão na cabeça, pra chegar no meio do ano, ele assinar com um clube europeu e vazar.

Eu gosto do Adriano como jogador e tenho simpatia pela figura dele. Tem cara de pessoa simples, sem frescura. Como diria meu amigo Hermes: " É um boa- praça!" Mas não dá pra aceitar que um adulto, como ele, viva se omitindo e fugindo de problemas. Rolou barraco com a namorada? Aparece no dia seguinte pra treinar, vai pra coletiva e diz: " O que aconteceu ontem é uma questão pessoal, ninguém aqui tem nada com isso e assunto encerrado." Mas não. Ele foge, manda dizer que não vai treinar porque está deprimido, prejudica o time, o treinador, a diretoria, porque todo mundo tem que ficar dando explicação no lugar dele. Já passou da hora do Adriano virar Sujeito- Homem.

LIBERTADORES É OBRIGAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário