quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Os melhores reforços do Brasil!

Fidalgos tricolores, o ano finda e como é de costume vivemos o tradicional vai e vem do mercado. Sempre tive uma pinimba danada com clubes que contratam os mais conhecidos mocorongos e chamam os desprovidos de qualquer tipo de elán futebolístico de reforço. Uma coisa é um reforço e outra, completamente diferente, é uma contratação.

Sempre fui da lógica que o cara quando é bom, o clube segura. É óbvio que temos exceções, seja por litígios com a torcida, com dirigentes ou dívida com o clube mas, em 99% dos casos o cara está no "mercado" porque foi dispensado de onde jogava. Aí vocês podem dizer: "ah, mas tem gente da segundona que joga muito e sai por um salário maior, o clube não tem como segurar". Sinceramente, me digam o último grande jogador que saiu da segunda divisão e brilhou nos gramados da primeira. Lembrou? Nem eu. No máximo ele faz o beabá e, por fazer isso bem, coisa que jogadores de times da primeira não fazem, chegam como uma alternativa mais barata (já que é pra fazer só o básico é melhor que seja feito pagando-se menos) doidos pra conseguir sua transferência internacional, seja pro Vietnã ou pro Azerbaijão. Me digam sem rancor, sem a passionalidade clubística, quem foi o reforço do Vasco, que contratou um time inteiro? E do Botafogo? Temos apenas contratações e olhe lá.

Na minha opinião, este ano o estadual vai ser Fla X Flu justamente por manterem a base (o Fla já faz isso a anos) e o Flu porque, pela primeira vez na história da parceria com a Unimed, vai deixar de jogar dinheiro fora com as tradicionais contratações esdrúxulas que nos acostumamos, onde antes mesmo do final do estadual, metade delas já estavam dispensadas. Além disso eles vão estar muito mais preocupados com a Libertadores do que com o Carioca, o que nos dá uma vantagem.

Pela primeira vez na história deste clube, nossos maiores reforços serão os jogadores dispensados. Nunca fiquei tão feliz ao ler uma lista de dispensas. Segundo os jornais, 13 jogadores devem deixar as Laranjeiras: Ruy, Augusto, Urrutia, Fabinho, Radamés, Carlos Eduardo, Tartá, João Paulo, Luiz Alberto, Paulo César, Wellington Monteiro, Roni e Leandro Amaral. Ah, e acabo de saber que o Benfica negociou o Edcarlos e ele terá que se apresentar em Portugal dia 4. Vai entender estes lusitanos...E o Cuca querendo renovar com o reserva da pelada do Beto Jamaica. Pra compor elenco, sobe um moleque dos juniores e tá tudo certo, impossível ser pior que ele. Resumindo, são 14 na barca.

É impossível que algum time no mundo tenha se reforçado tanto - e economizado na mesma proporção - quanto nosso fluzão. Agora me diz, se um cara desses vai pra outro time ele é o quê? Reforço. Tirando o Tartá e o menino João Paulo que ainda são fraldinhas e podem nos dar alegrias no futuro, o resto é a chepa da feira, quer dizer do mercado. Olhem pra esta lista e me digam: quem vocês queriam no seu time? Pois é.

Além destes 14 presentes contratamos o melhor lateral esquerdo do Brasil, posição que tínhamos a maior carência. Fora isso, temos o Thiaguinho e o Éverton, o primeiro contratado porque deve saber alguma coisa da vida íntima do Cuca e ameaçou contar, só vejo esta explicação, e o segundo...bem o segundo só pra constar, já que diante da limpa precisamos de pelo menos 22 jogadores pra treinar. Em suma, são 15 reforços de qualidade (14 dispensas mais o Júlio Cézar).

Desafio vocês a apontarem um time que conseguiu esta façanha. Dou meus parabéns para o Ricardo Tenório, que entendeu o que significa a palavra planejamento. Agradeço também por me oferecer a possibilidade de encontrar os mesmos jogadores no ano que vem, aqueles que escreveram uma das mais maravilhosas histórias do clube e do futebol mundial, dando um ovinho nas estatísticas e uma bolada no saco do tristão. Finalmente vamos começar o ano com o mesmo técnico, o mesmo esquema e o mesmo time. É um ano que promete, é o início de um 2010 tricolor!

Queria neste último post agradecer aos colaboradores assíduos: Josué (Josh), famoso por suas chuteiras de Aladim e chutes nas estrelas, André Jamaica, futuro funcionário do BC e, nas horas vagas, dublê da Jovelina Pérola Negra e Pedro Pessoa, nosso amigo daltônico mais conhecido como Yellow Man. Aos que apareceram poucas vezes, que apareçam mais: Marcos Alvito (zagueiro clássico, bamba do samba, jongueiro kilombola e, nas horas vagas, professor), Luiz Inácio Lugui da Silva (artilheiro com faro de gol e inteligência acima do normal, futuro presidente do Brasil) e Gregor Samsa, grande amigo da família das baratas cascudas. Faço votos de felicidades pra todos e que possamos encontrar um Botafoguense disposto a colaborar no ano que vem, seria o ideal.

Nesta brincadeira construímos um documento histórico sobre o campeonato brasileiro de 2009, uma fonte de primeira, ainda que no sufoco rsrsrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário