segunda-feira, 16 de novembro de 2009



Fidalgos tricolores, estamos diante do inenarrável, do imponderável, do inacreditável feito de nos livrarmos da segundona. Contra todas as estatísticas, contra todas as especulações e, eu assumo, contra todo meu pessimismo sobre este time, não só meu, mas de toda a torcida, ressurge da zona nefasta o invencível tricolor imortal. E pra analisar esta empolgante disparada, devemos começar pelo Cuca, ele mesmo.

Foi fundamental afastar o explicador oficial de derrotas humilhantes e o ex-caseiro do Beto Jamaica (ainda dá tempo de conseguir o emprego de volta, lá deve render mais): Luiz Alberto e Edcarlos. Neste espaço surgiram Dalton e Digão, dois meninos-montros, incansáveis, seguros e bicando pro mato sempre que necessário, sem cerimônias. Foi fundamental afastar os veteranos sem vontade, como Fabinho, PC, Roni e Ruy. Neste espaço antes modorrento agora florescem Maicon Bolt e, quem diria, Mariano, Diguinho e Diogo. Quem em sã consciência e lúcido, com suas faculdades mentais em dia, poderia dizer dois meses atrás que estes três iriam jogar o mínimo de futebol que fosse? Cuca afastou os geriátricos acomodados e lançou os recém desmamados, loucos pela primeira caça, pra sentir na boca o gosto da primeira presa, sem ajuda da mãe ou do pai. Sobrou para a bola e para os adversários incrédulos diante da voracidade de nosso esquadrão. Cuca mudou o time, mudou o esquema, mudou a postura. Assim como fez no Goiás algum tempo atrás, arrumou um time deveras limitado e disparou. Nem me lembro da última derrota, quem diria...

Logo após o Cuca, devemos dar o crédito pro Fred Slater. Dez jogos, dez gols e liderança assumida diante da garotada. Se não cairmos pra segundona, o investimento já valeu. Se ainda por cima formos campeões da Sulamericana, aí a UNIMED saiu no lucro. É claro que todos nós ficamos pensando que se ele não tivesse se machucado seria diferente. Sinceramente não sei. Pra mim, tão fundamental quanto o retorno dele, foi o afastamento dos muquiranas de chinelinho. Mas é indiscutível que com ele não teríamos passado tanto tempo na lanterna, pelo menos isso. Conca, Fred e Maicon estão jogando o fino, com vontade e determinação, no limite do corpo e da técnica. Sem esquecer do Rafael, que barrou o espalhafotoso Henrique, que tinha resolvido que defender com os pés era mais legal, que um maneta poderia ser arqueiro do tricolor.
Temos, se tudo correr bem, 6 jogos decisivos pela frente: os da semi e final da Sulamericana e 3 pelo brasileiro. Serão 6 finais consecutivas, enervantes, onde um resultado de um lado pode influenciar o outro, onde a desgraça pode trazer mais desgraça e a glória mais glória. Estamos a 6 jogos do desconhecido, a seis etapas de descobrir qual o futuro que nos aguarda. Ao menos um alívio nós já conseguimos: independente de qualquer coisa já resgatamos o principal, o orgulho de ser tricolor!

2 comentários:

  1. A ultima derrota foi para o flamengo 2x0 ...dois do imperador rubro-negro!

    ResponderExcluir
  2. Exato, foi no FlaxFlu mesmo. Você só errou o autor dos gols. Que eu me lembre foram dois do Fabinho....rsrsr Abraço.

    ResponderExcluir