sábado, 19 de março de 2011

Show da Vida


Os milhões de leitores deste blog são inteligentes e por certo não se desligaram do velho esporte bretão em prol de aproveitar ao máximo a festa da carne. Nada contra o cidadão ou cidadã que lê nossos humildes textos porque adora uma pelada curtir também uma de súdito do Momo. Contudo, não tem sentido chafurdar nas celebrações pagãs se o custo disso for abandonar a bola.

Digo isso porque nessas ultimas semanas o futebol demonstrou ser a verdadeira alegria do povo, e obviamente que por povo leia-se a nação rubro-negra! Se a conseqüência disso é a tristeza eterna daqueles que compõe a torcida arco-íris, paciência. Claro que nós não somos egoístas e topamos dividir essa felicidade, em alguns momentos, com o conjunto de apreciadores do futebol-arte. Mas esses poucos momentos não apagam o fato de que a elite roedora das laranjeiras, os chorões de general Severiano e os eternos vices de são Januário vivem em depressão eterna.

As poucas alegrias destes melancólicos e mal-vestidos seres humanos vieram do estrangeiro. Primeiro, com mais um espetáculo do Barcelona de Messi, Iniesta e cia contra o Arsenal pela Liga dos Campeões. O que foi o gol do argentino melhor do mundo? E os passes do espanhol que marcou o gol do título na Copa do Mundo?? Outro ponto alto do velho continente foi a heróica virada da Inter de Milão! Foram dois jogos com todos os ingredientes: dois frangos do melhor goleiro do mundo, o flamenguista Julio César, que buscou a redenção com diversas defesas espetaculares que no fim das contas fizeram a diferença para os italianos; um milhão de gols perdidos pelos alemães do Bayer de Munique, que demonstraram uma vocação para a derrota que é bem conhecida pelos chorafoguenses, viceínos e tricoletas; e por fim o desempenho absurdo do Eto’o, aquele que só foi superado em vida pelo Obina. O camaronês está jogando demais, infernizando as defesas adversárias, é o artilheiro da Liga e foi fundamental para a classificação da Inter, disputando e roubando uma bola do Breno no gol derradeiro. A propósito, ver o Breno falhar no lance capital também foi uma alegria pois trata-se de mais um golpe nesta imprensa paulista hegemônica que transforma qualquer bom jogador surgido no São Paulo no maior craque da sua posição. Teve ainda o golaço do Renato Augusto na Alemanha, nosso excelente camisa 10 formado na Gávea que tem sido testado, para desespero da paulicéia desvairada, com a 10 da seleção.

Mas as alegrias também tiveram origem aqui na terra brasilis. Já mencionei a épica batalha a cachorrada com poderoso River Plate não sei de onde e o bacalhau confirmando sua origem lusitana com a contratação do Diego Souza. Mas o melhor de tudo veio do FlorminenC.

Não bastasse a crise na liberta, com a provável eliminação, eis que o ético Murici alega falta de condições de trabalho para pular fora do Titanic colorido. Sensacional ver a exposição publica do atual e ocasional campeão brasileiro. Em meio a ratos e buracos, duas certezas ficam. A UNIMED vai destruir o Flu do mesmo modo que a MSI acabou com o Coringão e a Parmalat com o Palmeiras, algo que também a ISL tentou fazer com o Mengão, mas não conseguiu. Além disso, ficou claro o quanto o Murici é medíocre e covarde, algo que os times que ele monta já indicavam. Não importa o tamanho do problema, o cara tinha que dirigir o time no mínimo até o próximo jogo na libertadores, quando a crônica de uma morte anunciada deve se confirmar. De todo modo é muito bom ver os floridos tricolores cariocas desesperados porque nem mesmo todo o dinheiro do mundo consegue elevá-los ao panteão máximo do nosso futebol.

Ah, ainda tem o mais querido. Invicto, matando mais uma fase da Copa do Brasil no primeiro jogo, já garantido na final do Estadual. R10 motivado e eficente, mesmo sem brilhar segue fazendo a diferença, participando dos gols, decidindo. Tiago Neves continua na sua via crucis para se tornar um legitimo rubro-negro. Corre o jogo todo, briga pela bola, ajuda na marcação, chuta, faz lançamentos. Se perceber que quanto mais ele toca a bola mais sua qualidade aparece tem tudo para ser ídolo. O time como um todo está regular, e essa regularidade tem sido suficiente. Mas não é só isso, o time melhora a cada partida, Léo Moura, Maldonado, Willians, Renato, nossos atacantes Negueba, Droguibinha e Wanderlei, Felipe, todos vão crescendo. Até mesmo nossa temerária dupla de zaga. Só o Egídio que destoa. E o Impera ainda vai voltar...

Por tudo isso meus caros é que em 2011 o futebol é só alegria pro povo... pra quem cisma em ficar distante do povo sobra o vazio triste das derrotas e dos vexames!

Saudações Rubro-Negras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário