terça-feira, 15 de março de 2011

O Rato das Laranjeiras

Muricy se despedindo da torcida
Fidalgos tricolores, fui surpreendido em minhas férias na paradisíaca varanda beira-mar da praia de Jacarecica, onde mora meu sogro, embaixador do Rio de janeiro em Alagoas, com a notícia de que o Muricy tinha abandonado o barco. Até a hora do Fla-Flu, que fui ver com meu cunhado num antro de flamenguistas no bairro de Jatiúca, não fazia a mínima ideia do que estava acontecendo. Só sabia das coisas que via pela varanda ou que vinham da churrasqueira tais como velocidade do vento, cor do mar, carne no ponto, temperatura da cerveja e etc. Aliás, um jogo que não merece aqui nenhum comentário porque foi tenebroso de ruim. Ainda bem que tinha um caldinho interessante e uma Skol gelada da peste. Vamos ao que interssa: Muricy.

Vi a entrevista dele na ESPN pro PVC e demais membros da bancada. Li as colunas do RMP e do Calazans. Li O Globo de hoje. Enfim, li de tudo pra poder formar uma opinião boa e sensata. Ainda assim,meu ponto de partida antes de tudo isso era claro: sacanagem do Muricy abandonar o time nessa situação delicada na libertadores. Aí eu pergunto: se o time estivesse em primeiro, com classificação assegurada, ele pularia fora? Se tivéssemos sido campeões da TG, com vaga garantida na final,  ele teria pedido o boné?

É claro e evidente que não. Estamos lidando aqui com alguém extremamente egocêntrico e que, diante de uma catástrofe iminente, pede pra sair com seu rabo de rato entre as pernas pra não ser considerado parte da história que pode vir a se transformar em tragédia. Ele não que ter no seu currículo uma eliminação de Libertadores na primeira fase, com um time que tem tudo pra, pelo menos, chegar nas quartas sem dificuldades. Estivesse o Flu nas primeiras posições e em evidência eu duvido que a estrutura teria tanto peso assim. Sou capaz de apostar até que ele faria uma declaração dizendo que confia na diretoria e que tem certeza de que as coisas vão melhorar a médio prazo. Pessoas com a sua índole, de achar que sempre serão vencedores, não lidam bem com a iminência de uma derrota e pulam fora antes que o pior aconteça. É como aquela menininha de nariz em pé e orgulhosa que, achando que seu namorado vai terminar com ela, termina antes pra sair por cima. Em ambos os casos, um problema de insegurança típico dos que se acham acima dos demais.

Aqui concordo com o RMP e digo que faltou ética ao nosso ex-comandante, logo essa palavra que ele usa como vírgula nas suas declarações, sempre seguida de um exemplo aos seus filhos. Faltou ética ao abandonar o Flu num momento tão delicado e importante de nossa história. Faltou ética ao fazer declarações do clube com se as laranjeiras fosse uma espécie de gramacho da zona sul, logo ele que recebia em dia um dos maiores salários do futebol. Faltou ética ao cuspir no prato que comeu logo após nosso presidente ter vindo a público dizer que ele tinha razão e que o fluminense agradecia a sua passagem e o título brasileiro. Faltou fidalguia e respeito. Faltou uma satisfação pra torcida que o acolheu. Foi a vitória da frieza empreendedora paulista diante do calor humano da orla carioca.

"Ah, mas ele tá certo, não tem estrutura". Meus caros, isso é conversa pra boi dormir. Não por não ser verdade, mas pela lógica que ela adota. Ninguém vai me convencer de que o Fred se machuca por causa do gramado ruim das laranjeiras ou pela falta de aparelhos de musculação. Por onde ele passou, do América MG ao Lion, ele se machucou. Duvido muito que os franceses tenham uma péssima estrutura. Ninguém vai me convencer de que a culpa pelas lesões é da estrutura e não do excesso de jogos e da idade avançada de nossas contratações pós 30 Até porque quem se machuca vai fazer tratamento particular, com os melhores profissionais e nas melhores clínicas.

Maicossuel levou 6 meses pra voltar e ainda assim não jogou uma partida sequer. Ganso idem, assim como tantos outros. Que história é essa de dizer que todos recuperam os jogadores antes de nós??? Não será porque estes que voltam antes tem até 25 anos ou são mais novos??? Eles querem que um jogador com mais de 30 tenha a recuperação de um menino de 20, são geniais e ignoram toda a fisiologia do corpo humano.  A única solução pro Fred seria nascer e se chamar Benjamim Button

A cara do Muricy não combina com a cidade maravilhosa e seu jeito não combina com a educação de berço tricolor. Chega de retrancas em casa e de chuveirinhos. Chega de somente um atacante. Chega de ser pragmático. Quero até perder, mas que seja uma derrota épica. Quero ganhar e ter vontade de escrever sobre o jogo no dia seguinte. Quero ser surpreendido e não ficar de saco cheio sabendo exatamente o que o time vai fazer, ainda que aquilo não gere nenhum resultado. Ele nos deixa um título mas, ao nos deixar, acredito que ganhamos mais. Sem ele e o Belletti economizamos R$800.000,00 o que nos deixa um bom saldo pra trazer um bom zagueiro, um bom técnico e ainda, de sobra, outro reforço bom que estiver dando bobeira no mercado. Saindo o Deco o paraíso estará completo.

Ao Muricy meu muito obrigado pelo título e um sincero já vai tarde. Tadinho do Santos se fechar com ele que vai querer robotizar os meninos da vila. Logo agora que o Ganso voltou...

SDS TRICOLORES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário