quinta-feira, 11 de agosto de 2011

De onde menos se espera....

A lógica é: De onde menos se espera é de lá que não vem nada mesmo. Mas nesta quarta- feira abri o Segundo Caderno do O Globo, esse mesmo, que vem com matérias e artigos sobre música, teatro, cinema, artes plásticas e tal e, me deparo com um artigo, na segunda página, do colunista Francisco Bosco falando sobre... futebol. E, para minha surpresa, um excelente texto sobre a situação vivida pelo atacante Fred, que foi ameaçado pela bandidagem das Organizadas.

O texto faz uma análise do caso pela ponto de vista da psicanálise lacaniana ( hã?), pois é. A teoria do imaginário. Acreditem, é muito bom! Em suma, ele condena com veemência atitudes como essas, de torcedores que, por falta de trabalho, de sexo, ou das duas coisas, ficam perseguindo e/ou ameaçando jogadores. Além de fazer uma crítica feroz à leniência da imprensa com esses marginais. Tentei achá- lo na internet e não consegui. Me senti tentado a digitá- lo aqui no blog. Mas, no momento, não tava afim de ter esse trabalho. Mas recomendo e, muito, o texto.

Aliás, falando em Bandidada das Organizadas, meu amigo Tavito, aqui da Baixada, me contou uma ontem. Ele é um tricolor rôxo, rôxo não, grená, que sempre vai aos jogos do Flu, em São Paulo ou Minas, com sua possante Pajero. E lá estava ele assistindo, in loco, a Flu e América MG.
Me contou ele que alguns tricolores estederam uma faixa em apoio ao Fred que dizia, se não me falha a memória: " Fred, você é nosso ídolo. Fica!" Tavito disse que minutos depois da faixa estendida, alguns integrantes da principal quadrilha do Fluminense, foram em direção a esses torcedores, mandando retirar a faixa e ameaçando geral. Os torcedores encararam, se recusaram a tirar a faixa e ameaçaram chamar a polícia. Aí, os bandidos " botaram o galho dentro", não sem antes, renovar o repertório de ameaças. E ainda tem gente de bem que faz questão de ficar ao lado dessa gente na arquibancada...

Aliás, quando o jogador bebe, dá um rolê, vai no samba, no baile funk e joga mal, a imprensa diz que foi culpa da noitada. Mas quando o cara arrebenta, a imprensa não diz: " O jogador fulano, que esta semana curtiu uma roda de samba, bebeu umas biritas com os amigos, entrou na partida completamente relaxado, desestressado, acabou com o jogo! O que não faz uma boa terapia de botequim!"

Luxemburgo está esfregando as mãos pra assumir a seleção...

Nenhum comentário:

Postar um comentário