sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Trem Bala Neurótico


A rodada foi boa para o Vasco. O Trem Bala da Colina passou novamente por cima do Avaí e mostrou que a sua fiel freguesia vai além do Palmeiras. O Botafogo, que estava na cola do Vasco, sentiu os desfalques de Loco Abreu e Elkson e perdeu para o Internacional. A cachorrada ficou para trás e nesse exato momento começa a comer poeira. O Fluminense venceu, mas isso não faz a menor diferença para o campeonato. Pensando melhor, foi até bom para o Vasco, que vai enfrentar o tricolor menos pilhado por uma vitória, para fugir da crise.


Quanto aos que estão na frente do Gigante da Colina, o Flamengo ruiu diante do poderoso Atlético Goianiense, com o pé-quente do Leandrinho (coadjuvante absoluto da NBA) no camarote, ao lado do Ronaldinho Gaúcho. As ausências do dentuço e do gênio do meio-campo Renato Abreu não justificam a goelada imposta por uma equipe cuja pretensão é não cair para a segunda divisão. Para piorar o quadro, o urubu caiu de quatro em casa.


O São Paulo, concorrente direto pelo título, empatou com a superpotência América-MG e agora tem o mesmo número de pontos do time cruzmaltino (embora na frente desse, em virtude dos insignificantes critérios de desempate). O único resultado desfavorável para o Vasco foi a vitória do Corinthians, num jogo em que os paulistas perdiam por 2 a 0 para o Atlético Mineiro – que, por sua vez, mostrou a autoestima típica dos times dirigidos pelo Cuca (“não vai dar...”).


Nesse momento, o Vasco está em quarto, a um ponto do segundo colocado e a quatro pontos do líder. O Gigante da Colina venceu sete das últimas nove partidas e vem de um título nacional (o da Copa do Brasil). O São Paulo está completamente irregular e só se encontra na terceira posição porque adquiriu uma boa gordura nas primeiras rodadas do campeonato (como um belo cavalo paraguaio, teve uma sequência impressionante de vitórias, até encontrar a realidade, que é dura). O Flamengo, antes de perder para o Atlético “Barcelona” Goianiense, já havia empatado com o Figueirense "Brazil Samba Football". Quanto ao líder Corinthians, que conquistou pouquíssimos pontos nos últimos jogos, não acredito em times que precisam de viradas heroicas para vencer adversários decadentes.


Como se diz no idioma babaca dos economistas (responsáveis por uma espécie de “esperanto de mercado”), o Vasco está num viés de alta, diferentemente dos seus claudicantes adversários pelo título. Já falei aqui que o desestabilizado Fluminense será o seu próximo adversário. Está muito claro que o time das elites cariocas rende muito mais quando Fred “Nights”, o rei da caipirinha, não joga. A torcida vascaína já começou a campanha “Joga, Fred!”. E ele vai jogar!


P. S. A FLA-PRESS está cada vez mais engraçada. Sumiram do site Globo Esporte.com as matérias sobre a derrota da urubuzada . É como se a partida não houvesse acontecido...

Nenhum comentário:

Postar um comentário