domingo, 13 de setembro de 2009

As regras do jogo


O técnico Dorival Junior apresentou nessa última semana algumas idéias quanto a reformulação das regras de futebol. O debate já vem sendo debatido e merece destaque pela importância de revitalizarmos esse esporte, ajustando-o as inúmeras mudanças físicas e tecnológicas ocorridas nas últimas décadas.

Na sua proposta, acaba-se com o impedimento e tira a interpretação do árbitro em lances de bola na mão na área. Acredito que as propostas não dão conta de seu objetivo: tornar o futebol mais dinâmico. Não vou aqui entrar no debate do impedimento. É claro que é uma regra polêmica, até pela dificuldade de ser acompanhada - vale ver a dificuldade dos comentaristas de arbitragem em opinar antes do 40º replay. Mas sua extinção não garante em si um futebol mais técnico - seu efeito pode ser inclusive o contrário.

Uma proposta de reformulação do futebol deva caminhar em dois eixos: primeiro, com a limitação do número de faltas das equipes. A proposta - totalmente viável tecnicamente - poderia enfim reduzir a amarra dos embates no meio de campo, nas faltas bobas e contínuas que travam o jogo. No inicio, um limite de 10 faltas por tempo, que já seria um avanço. Para além do limite, as faltas ficariam sem barreira, o que geraria mais emoção, e desenvolvimento de táticas defensivas mais inteligentes.

Outra mudança - também nem um pouco original - que poderia ocorrer é a criação de um outro cartão, que permita uma suspensão dos jogadores. Em caso de faltas técnicas, simulação de faltas, impedir a cobrança rápida de uma falta, ou a troca de roupa sem alteração, é necessário um instrumento que puna o jogador, mas que não se gradue no mesmo nível das faltas violentas ou que impeçam a conclusão de uma jogada de gol. A não diferenciação dessa punição tem trazido, em vários casos, a inviabilização de sua aplicação.

São propostas antigas, fáceis de serem aplicadas e com uma boa margem de acordo - elementos fortes para agitar um pouco a poeira das mentes conservadores dos dirigentes do mundo da bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário