quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Vasco e a sindrome do Já Ganhou

O Vasco começa apresentar na série B, desde o jogo contra o Atlético-GO, um sentimento que o já derrubou em vários momentos de sua história: a síndrome do já ganhou.

E não é preciso ir muito longe no tempo: nessa mesma série b, depois da eliminação sem derrotas na final antecipada da Copa do Brasil, o Vasco iniciou uma série de empates que eram frutos desse mesmo sentimento. Quem acompanhou os jogos, sabe que o Vasco não teve nenhuma grande alteração tática, técnica, estratégica, de jogadores... O que mudou foi apenas a postura.

Já vimos em outros momentos da nossa gloriosa história: quando o Vasco vivia sua melhor fase, com a conquista de títulos nacionais e internacionais a granel, tinha uma postura parecida no campeonato no seu quintal, o carioca. Com uma seleção de jogadores, um time competitivo que rivalizava com qualquer equipe no planeta, perdia para um Flamengo pequeno, estadual e sem perspectiva alguma, com uma equipe que podia (quando muito) disputar a final do Estadual. O clima de já ganhou era tamanho que dava margem para o mico de perder daqueles timinhos. Menos mal que esse campeonato não serve para nada mesmo.

Nesse jogo contra o Figueirense, voltamos a mostrar essa faceta. Time recuado, desmotivado, querendo que o campeonato termine logo. De uns 3 jogos para cá que o Dorival já vem alertando isso: o time vem fazendo gol e recua todo, esperando o apito final. Por essa antecipação dele, considero as vaias no final da partida injustas. É verdade que isso tem coincidido com a convocação dos nossos jogadores, o esquema tático tem muito volante (como quase todos no Brasil), mas o problema tem sido principalmente a postura do time.

Ontem, para piorar, o time não se encontrou no meio de campo, e os laterais não tiveram confiança de ir para a frente. No 2º tempo, quando a derrota já estava bem encaminhada, o time parte para cima e poderia ter vencido de goleada. Já era tarde.

Infelizmente, o Vasco vai precisar colocar a bola no chão, se concentrar nos próximos 2 adversários e ganhar logo essa miséria. Para então, com a vaga a elite garantida, podermos voltar a sonhar com vôos mais altos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário