segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Salários de jogadores e treinadores


Assistindo ao Redação Sportv, discordei da opinião do jornalista da Revista Placar, Sérgio Xavier, sobre divulgação dos salários de jogadores e treinadores de futebol. Ele disse que não tem problema em divulgar porque " são pessoas públicas." Esse argumento nunca me convenceu apesar da minha curiosidade em saber quanto ganha o Cristian Borja pra ser a Baranga da Gavéa. Mandei um e- mail para o referido jornalista e publico aqui, e- mail e a resposta que veio em forma de texto no seu blog.


André Jamaica disse:
novembro 4, 2010 às 10:13 pm
Salve! Meu comentário não é sobre o texto em questão, com o qual concordo. É sobre sua participação no Redação Sportv. Você disse que divulga os salários dos jogadores e treinadores sob a alegação de que são ” pessoas públicas.” Gostaria muito que você tivesse definido o referido termo. Penso o seguinte, Xavier: É evidente que me aguça a curiosidade saber quanto ganha os grandes astros do futebol mundial e algumas barangas que teem contrato com o meu clube de coração: O Flamengo. Mas penso que o argumento não se sustenta pelo seguinte: Alguns jornalistas esportivos são celebridades no meio: Galvão Bueno, Juca Kfouri, Renato Maurício Prado, Trajano. Outros são muito populares: Thiago Leifert, Alex Escobar, Glenda, entre outros. Certamente esses jornalistas são reconhecidos e abordados na rua. Estão todos os dias dentro da nossa casa, através de nossos televisores e da paixão que compartilhamos pelo esporte. Dito isto, então podemos inclui- los no termo ” pessoas públicas.” Sob este argumento, eu quero saber quanto cada um deles esta levando por mês. E ai? Isso não é divulgado por corporativismo? É a velha história do ” dois pesos e duas medidas?”Curiosidade, Xavier, eu tenho, mas admito que salário de jogadores e treinadores, pelo ponto de vista jurídico, não é uma informação de utilidade pública. Grande abraço!




Blog do Serginho
Diretor de redação da revista Placar, Sérgio Xavier não poupa palavras para discutir os principais assuntos do mundo futebolístico
Serginho" src="http://placar.abril.com.br/blogs/blog-do-serginho/wp-content/themes/placar-blogs/assets/img/autores/blog-blog-do-serginho.jpg" width=140>
Salários no futebol podem ser divulgados?
Sérgio Xavier
05.11.2010
13 Comentários
A imprensa internacional já superou essa questão há um bocado de tempo. No mundo dos negócios, Forbes e Fortune fazem suas listas anuais dos homens mais ricos do mundo. No esporte, não é diferente. A revista France Football, responsável pela principal premiação da Europa, a “Bola de Ouro”, faz anualmente o ranking dos maiores salários no futebol. Ninguém reclama. Jogadores e técnicos entendem que são personagens públicos e que a divulgação de seus vencimentos faz parte do jogo.
Placar faz seu ranking de salários de quando em quando. Acreditamos que é informação relevante para o torcedor saber se seu clube está sendo bem ou mal gerenciado. O clube de futebol pode até ser uma entidade privada, não se discute isso. Mas, na realidade, o clube é propriedade de toda uma torcida. Nem são só os sócios, mas toda uma torcida. É isso que o futebol representa para nós no Brasil.
Jogadores e treinadores, sobretudo os que já passaram pelo futebol europeu, cada vez mais entendem o trabalho da Placar. E as reclamações vem ano a ano sumindo. Quem paga o seu imposto corretamente não tem nada a temer.
Luiz Felipe Scolari tem todo o direito de não gostar do nosso ranking. Talvez não se sinta confortável em sugar uma boa parte da folha salarial de uma agremiação deficitária (o Palmeiras não é exceção no futebol brasileiro, todos operam no vermelho).
O problema aí é a argumentação. O técnico reclama que a divulgação do seu salário pela Placar provoca insegurança. Em primeiro lugar, o salário do treinador é público, foi divulgado por agências internacionais e pelos principais meios de comunicação do Brasil (links abaixo). Placar chegou até atrasada nessa história… Em segundo, a questão da segurança. Alguém duvida que Felipão é alguém muito bem remunerado no futebol há muitos anos? Qual foi exatamente a novidade que Placar revelou?
Preferia falar de bola rolando, mas era importante esclarecer as coisas. Nesse blog, opiniões contrárias são publicadas. Desde que se preserve a boa educação e não existam agressões .

Nenhum comentário:

Postar um comentário