quarta-feira, 20 de abril de 2011

Corintiano, maloqueiro e sofredor


Olá Josué! Já estou lhe devendo este e-mail há uns 2 meses.... Mas tudo bem... Eu espero que tudo bem... Bem, o motivo não poderia ser mais nobre, sobre o seu post de 27 de fevereiro de 2011 (quase) todo poderoso timão!

Que fique claro: esse é um texto científico!!!

Em primeiro lugar, nada melhor do que polemizar com alguém da altura do Corinthians, pois palmeirenses e são-paulinos, sinceramente, não dão muita graça....Os flamenguistas entendem um pouco mais sobre a grandeza, a magia, enfim, a estatura de um time verdadeiramente de massas.... Esses atributos apenas, não lhes dão a compreensão das coisas, mas lhes colocam num patamar, digamos assim, conversável, o que já acho louvável.

Em segundo lugar, o que acho que está em jogo não é apenas a questão da quantidade, primeira ou segunda torcida em termos de números... o que está em jogo é a mitificação, a construção da identidade, a história, os capítulos que formam essa história, ou seja, é o conteúdo... Esse é o primeiro ponto que são-paulinos nunca entenderam e não parece que entenderão tão cedo... O Corinthians é um time formado literalmente por operários que ergueram um clube na raça, ganharam espaço na unha e foi importante para a popularização do futebol, que pretendia ser incialmente um esporte de elite, mas o Corinthians rompeu isso, roubou o futebol dos ricos.
O São Paulo, por exemplo, nasce como um racha de uma briga interna que discutia sobre a profissionalização ou não do futebol, o Corinthians é a essência desde o início, a incorporação do povão no futebol, e, nessa ganhamos!!! A história do Corinthians, inclusive, antes do título de 54, último antes da sofrida fila, é marcada por quebra-quebra, confusões, brigas e coisas que, mesmo que a gente não aplauda, só um time popular pode ter... Quando o Corinthians perdia o pau já comia muito antes das agonias em libertadores e coisas parecidas de atualmente.... O sofrimento surge não como uma escolha, mas como uma dura imposição da realidade da vida... Mas, mesmo no sofrimento e na dificuldade existe a solidariedade, veja só, o primeiro gol marcado na história do então Palestra Itália veio dos pés de um corinthiano, umas vez que no paulista de 1914 ou 1915 o Corinthians impedido de participar emprestou alguns jogadores para o seu futuro rival. Mas essa é outra história...

Em terceiro lugar, Josué, meu querido flamenguista, o Corinthians é seus martírios e suas glórias.... 23 anos na fila; a amargura de 10 anos com o santos de Pelé e depois a redenção, Rivelino e o quase lá; a invasão ao Maraca em 76; o gol do Basílio em 77; a faixa da Anistia que tão orgulhosamente enfeitou nossa torcida e desafiou as ôtoridades da época; a democracia corintiana de Sócrates, Vladimir e demais que estiveram junto com o Brasil pelas diretas, "parênteses" (em 1984 Sócrates sendo negociado pelo fiorentina da Itália firmou um compromisso com o povo brasileiro no palco de um dos comícios da diretas que se vingasse a emenda dante oliveira ele não iria para Itália e ficaria para construir a democracia no Brasil); Biro-Biro e Viola, a rebeldia de Casagrande, o Título raçudo de 90 com Neto, Ronaldo, Dama e o talismã Tupãzinho, quem nao conhece esses personagens??!!! A segunda divisão e o retorno mais forte que nunca..., que outra torcida além da gaviões da fiel ostentava sua enorme bandeira tão contente quanto a gaviões da fiel na posse do Lula em 2002 e também em seus comícios em SP?

Cada episódio é uma saga.... Cada episódio é uma história.... Como pode um time ficar 23 anos na fila (imagina isso do ponto de vista pessoal), 23 anos!!! e sair mais forte, mais guerreiro, nos braços do povo? como pode?? Haja sociologia para explicar tamanha força... quantas lágrimas, quantas brigas, quantos choros... Procure na academia, o que vai encontrar são teses sobre: migração e Corinthians, sofrimento do povo e Corinthians, derrota do Corinthians x queda na produção às segundas-feiras... esse é o meu time!! Um time ligado ao cotidiano mais funesto da vida do povo... A vitória é apenas um gosto a mais dos muitos gostos que a vida pode nos dar, e os corintianos entendem disso... Honestamente, não é questão apenas de ser o maior, é questão de ter a história mais bonita e recheada de momentos inexplicáveis, de superação, de decepção e de nova superação, de sangue, suor e lágrima, Literalmente... Um time cantado por Toquinho, Gilberto Gil, Tom Zé, Rita Lee e Arnaldo Baptista, Tião Carreiro e Pardinho, Silvio Santos, Gentil júnior, Rolando Boldrin, Caju e Castanha, Oswaldinho do acordeom, Paulinho Nogueira, Adoniran Barbosa, Germano Mathias, Wilson Simonal... que outro time adocicou a boca de tantos cantores do Brasil?.... que time outro tem orgulho de sofrer? uma vez que todos sofrem... Quem mais tem orgulho de ser pobre, preto e favelado?? Por que será que nosso querido caipira Mazzaropi fez um filme exatamente sobre "O Corinthiano"? (assista que é muito bom...)

Que outro time tem tão lindos versos de Toquinho? http://www.youtube.com/user/braalex#p/u/30/qIdkWgfs7ZU

"és grande no esporte bretão
o passado ilumina tua história
ciente da tua missão:
vitória, vitória, vitória
Corinthians do meu coração
tu és religião de janeiro a janeiro
ser corinthiano é ir além,
de ser ou não ser o primeiro
ser corinthiano é ser também
um pouco mais brasileiro"

E de Paulinho Nogueira que tão primorosamente escreveu e cantou nosso sofrimento? http://www.youtube.com/user/braalex#p/u/20/D7IBnDkLMxg

"São 20 anos de espera,
Devoção e muito amor.
Cada vitória é uma festa
E a derrota um dissabor.
Até um simples empate,
Que podia consolar,
Geralmente é conquistado
Quando é preciso ganhar.
Mas nessas poucas vitórias,
Algumas sensacionais,
A gente esquece de tudo
Não desanima jamais.

Ai, CORINTHIANS,
Cachaça do torcedor,
Colorido em preto e branco,
Sem preconceito de cor.
Ai, CORINTHIANS,
Quando és o vencedor,
Pobre fica milionário
Rindo da própria dor.

E lá se vão 20 anos,
Alimentando ilusão
Renovando a esperança,
Agüentando gozação.
Quantos domingos sombrios,
Eu, eterno sonhador,
Chegava em casa arrasado,
Maltratava o meu grande amor.
Meu São Jorge, me dê forças,
Pra poder um dia, enfim,
Descontar meu sofrimento
Em cima de quem riu de mim."

Quem mais deixou o branco e preto tão colorido, tão bonito? Quem, além do Corinthians conseguiu enrolar na mesma bandeira a alegria e o sofrimento? e o orgulho de apenas ser... Corinthians!

Alguns times têm apenas um amontoado de títulos gelosos nas suas galerias, ou geladeiras?
Alguns times têm belas histórias que se confundem com a do seu povo!!!!

Com a palavra os flamenguistas!

Grande abraço
Ramon

Um comentário: