sábado, 28 de março de 2009

Ê, soninho!


Mesmo com um dos campeonatos mais lexotans dos últimos anos, eu ainda me programo pra assistir aos jogos. Coisa de viciado em futebol. Eu sei, eu sei, preciso me tratar. Enquanto a cura não chega, vamos falar do Cariocão.


Parece quer a profecia se confirmou e o Cuca, nosso aprendiz de Padre Quevedo, expurgou o Espírito do Natalino. Inegavelmente, o esquema mudou. O Flamengo agora joga num 4-5-1. Acho bobagem não gostar de números na explicação de esquemas táticos. Mas eles se fazem presente em todo esporte coletivo.


Hoje contra o Resende, o Rubro negro se apresentou com a melhor formação que eu vi nesse ano. É evidente que a expulsão de um adversário ainda no primeiro tempo facilitou a s coisas. Mas isso não tira alguns méritos. Cuca colocou apenas um cachorro na entrada da casa ( Willians) e Ibson mostrou que, de fato, é um meia razoável e um excelente segundo volante no melhor estilo Ramirez, do Cruzeiro ou Hernanes, do São Paulo. Aplicação tática e chegada na entrada da área.


O pulo do Gato de Cuca foi perceber que é melhor ter um atacante sendo municiado constantemente do que ter dois jogando sueca dentro da área. E, de quebra, o recuo do Zé Roberto aproveita o que ele tem de melhor: Jogar de frente pro gol e não de costas, como antes.


O que eu mais gostei nessa formação é que o Flamengo agora tem dois jogadores, Zé Roberto e Erick Flores, que partem pra cima do zagueiro, sem medo de cara feia e às vezes, sem nenhum respeito. Depois de muito tempo tendo quatro volantes no meio campo, temos agora dois meias ofensivos. Mudou ou não mudou?


E pasmem, senhores: Temos um centroavante brigando pela artilharia do campeonato! Confesso que não prestei atenção no Josiel quando ele foi artilheiro do Brasileiro pelo Paraná. Ele é desprovido de habilidade mas tem excelente movimentação. E não é de inventar. Toca de primeira quando é preciso, de lado quando é necessário e, se deixarem põe pra dentro. Simples.

O narrador da rede Globo disse que ele teve cerca de 38 segundos de posse de bola durante a partida. Fez dois gols, perdeu outros e serviu companheiros. Isso explica o que acabei de escrever sobre ele.


Enfim, minhas esperanças estão renovadas. Espero que Cuca consolide esse esquema e essa formação. Temos dois bons testes pra uma melhor avaliação: O Americano em Campos e o Fluminense no Maraca. Vamos ver o que acontece.


E concordo com você, Josh. Esse Campeonato tá de dar sono em cheirador de pó.


Brasileiro é obrigação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário