terça-feira, 11 de agosto de 2009

Leonardo Moura e Torcidas Organizadas


O assunto é requentado mas a falta de tempo me impediu de abordá- lo em momento mais propício. Estive no Maracanã no Flamengo e Náutico, ocasião em quê Leonardo Moura teve o seu "Dia de fúria." É impossível falar deste assunto com isenção, sem antes atentarmos pra algumas verdades sobre as torcidas organizadas.


Quando a Raça Rubro- negra canta: " Ah! Aha! Fulano é Raça Fla!" isto quer dizer que o jogador Fulano contribui financeiramente para a confecção de faixas e bandeiras, aluguel de ônibus e churrascos de confraternização. Ou seja, qualquer jogador do Flamengo tem a opção de pagar para não ser vaiado. Kléberson, jogador que eu gosto, tem tido atuações medíocres desde o retorno da Copa das Confederações. Por quê não está sendo vaiado? É só somar dois mais dois.


O assunto ganhou força com a declaração do técnico do Cruzeiro, Adilson Batista, que disse que foi vaiado pela torcida do Cruzeiro porque se recusou a assinar o tal Livro de Ouro.


As torcidas organizadas, diretorias de clubes e jogadores vão mantendo relações de promiscuidade e barganha não é de hoje. E este assunto é tão espinhoso que, nem a imprensa esportiva, que sabe de tudo isso, ousa fazer uma matéria investigativa pra apurar estes fatos.


Me recusei a vaiar o Leonardo Moura por dois motivos: Primeiro porque estou muito velho pra ser massa de manobra da bandidagem das organizadas e, por conseguinte, fazer papelzinho de Inocente Útil. Eles puxam as vaias e o torcedor comum vai na onda.


Segundo, porque nunca me considerei um torcedor passional, impulsivo. E nas minhas reflexões, entendo o Leonardo Moura como um jogador com uma extensa folha de serviços prestados ao Flamengo. Ele foi um dos protagonistas dos melhores momentos do clube nos últimos anos: O título da Copa do Brasil, a memorável arrancada da zona do rebaixamento até a vaga na Libertadores com o bilingue Joel Santana e o Tricampeonato Carioca. E, se souberem, me digam o nome de 3 laterais do Campeonato Brasileiro que estão jogando muuuuuuuiiiiiiiiiito mais do quê o Leonardo Moura? Durante anos, ele, Juan e Ibson ( que é cabeça de área) foram os principais armadores do time. Mas, armar o jogo é função dos laterais? Do cabeça de área? Pois é. Parece que é mais cômodo vaiar o Leonardo Moura do quê cobrar da diretoria a contratação de um meia- armador. Com certeza seria mais cômodo para o Leonardo Moura continuar dando dinheiro pra Raça Rubro- Negra e pra Jovem Fla.


Sei que sou uma voz solitária neste blog quando o assunto é falar bem do Leonardo Moura e mal dos bandidos travestidos de torcedores das torcidas organizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário