domingo, 23 de agosto de 2009

Motivos para comemorar

Valeu, e valeu muito.

Nesse movimento histórico de reconstrução do Vasco, o jogo de hoje empolgou e mostrou como é questão de tempo até o Gigante reencontrar seu lugar. Independente da divisão, do motivo do jogo, da qualidade do time e tal: são vários os sinais que estamos (enfim!) reencontrando nosso espaço.

Primeiro, pela força da torcida que lotou o Maracanã e fez uma linda festa. A interação do time com os torcedores voltou a gerar confiança, como não víamos desde 2003. Não conheço nenhuma outra torcida que consegue, hoje, fazer o que vimos no maior do mundo.

Outro motivo foi a forma que o time se portou em campo, indo para cima, criando jogadas, arriscando. Na parte ofensiva foi equilibrado e não se entregou em nenhuma jogada. Pressionou, buscou o gol a todo tempo, e mostrou muita raça. Foi em casa, contra um time pequeno, com tudo a favor? Foi. Mas se sempre atuasse assim nessas condições (90% dos jogos), estaríamos sempre disputando títulos e vagas em torneios internacionais. Só na Copa do Brasil, já garantíamos a semi-final todo ano.

Agora o time começa a montar o que acredito ser o seu time titular, com Paulo Sérgio e Aloísio como opção, faltando apenas a volta do Fernando e Titi na zaga. Repito que considero a entrada desses jogadores indiferente do ponto de vista de chances de classificação para a serie A, mas já ajudam a montar a espinha dorsal da equipe de 2010.

Por isso, vale comemorar.

Por último, pela capacidade (mínima que seja) do clube gerar renda, assunto, imagem e evento de forma profissional com um mísero jogo da série B. É inadmissível que a estrutura do futebol brasileiro não seja equivalente aos demais países, pela paixão, economia, assunto e laços culturais que esse esporte gera no Brasil.

Mas sabemos que não é o que ocorre: vale lembrar que o Romário ficou sem jogo de despedida por pura incapacidade dos dirigentes envolvidos; que ano passado tivemos que trocar pré-temporada por torneio caça-níquel; que a melhor promessa do clube foi vendida antes de estrear.

O Corinthians, por exemplo, demonstrou nossas potencialidades na contração do Ronaldo. E eventos como o de hoje podem mostrar um outro caminho para o Vasco, mais uma vez, ser pioneiro na superação desse modelo atual de gestão do futebol brasileiro.

Enfim vale a comemoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário