quinta-feira, 22 de julho de 2010

Bobagem sem tamanho

" O título brasileiro fez mal ao Flamengo." Essa frase foi dita pelo Zico, domingo, numa entrevista ao Fantástico. Tudo bem que o Galinho é ídolo, referência, reserva moral, blá, blá, blá. Mas pra mim esta é uma bobagem sem tamanho.

O maior patrimônio do Flamengo, todos sabem, é a sua torcida. A maior do Brasil e uma das maiores do mundo. Pergunte aos torcedores se o título nos fez mal? Recuperamos nossa dignidade nacional, zoamos nossos rivais locais até cansar, acabamos com o estigma do Cariocão, conquistamos torcedores que hoje, são crianças e que num futuro próximo vão engrossar o côro nas arquibancadas e comprar produtos do time. A nós, torcedores, o título fez um bem danado.

Pergunte aos patrocinadores se o título fez mal? Qual deles não gostou de ver sua marca estampada na camisa do clube mais popular do Brasil que acabava de se tornar campeão nacional?

Pergunte aos donos da FlaBoutique se o título fez mal? As camisas e produtos do Flamengo venderam horrores e a 10 do Adriano, entre o final de 2009 e início de 2010 foi a segunda camisa de clube mais vendida do mundo, perdendo apenas para a 10 do Barcelona. Do Messi, lógico.

Se o título fez mal para alguém, fez ao Marcos Brás que se sentiu o Dom Corleonne da Gávea.
Se o título fez mal para alguém, fez ao Andrade que acreditou que era o melhor técnico do Brasil e que o Flamengo tinha que pagar a ele qualquer coisa que ele pedisse.

Aliás, falando em Andrade, tem se confirmado o que eu já havia escrito aqui. A dança dos técnicos no Brasileirão já começou a muito tempo e Andrade não figura na lista de nenhum clube. Não é estranho que isso aconteça com o técnico que é o atual campeão brasileiro? Relembrando, eu havia dito que Andrade tem sua imagem muito vinculada ao Flamengo e ficou conhecido como um treinador duas caras no episódio do Pet e como um treinador omisso quando o assunto é disciplina.
Mas alguma coisa me diz que o Zico está só esperando a situação do Rogério ficar insustentável pra chamar o Tromba de volta.

Retornando a frase do Zico, me soa como Desculpa-de-fim-de-ano, sabe?
Se o máximo que o Flamengo conseguir for uma vaga na Sulamericana, o Galinho vai dizer que ao menos, o clube está moralizado. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O clube pode ser moralizado e ter um time competitivo e um treinador decente.

A atual situção moral do clube não tem nada a ver com o título. Bruno já aprontava das suas e Adriano já chegou pronto da Itália.

Zico, com todo o respeito, mas você falou bobagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário