segunda-feira, 12 de julho de 2010

Valeu a Pena!



O pessoal tem memória curta mesmo... To vendo todo mundo reclamar da final de ontem, e esquecendo que em 2006 o jogo foi muito pior... O mesmo vale para a copa em si. Os jogos emocionantes foram muitos, classificações dramáticas, eliminações impensadas, e tudo isso recheado com uma renovação da grande maioria dos times que há muito tempo não se via, o que gerou bons jogos, algumas goleadas surpreendentes, times com um ímpeto ofensivo que parecia condenado ao passado.


A final fugiu um pouco disso, evidente. A Holanda se comportou do mesmo modo como no jogo contra o Brasil, recuada, esperando os contra-ataques. Mas quem estava do outro lado era a Espanha, um time que exige jogar futebol o tempo todo, ainda que muitas vezes o faça sem objetividade.


Agora, mesmo quando fica com a bola sem finalizar, tocando incansavelmente, a Fúria procura o gol, joga para frente, nunca é uma posse de bola cujo objetivo é apenas fazer o tempo passar.


Ao fim ao cabo, o jogo ontem também foi emocionante, com pelo menos 3 gols perdidos para cada lado. E ao contrário dos comentaristas oficiais, eu sempre acho que a violência no jogo é um tempero a mais, significa uma expectativa extra acerta de uma porrada, ou de expulsões, etc.


Achei muito bom também o Forlan ter sido eleito o melhor jogador da Copa. Realmente nenhum time dependeu tanto de um jogador, e nesse sentido, nenhum jogador foi tão brilhante como ele. Acho ainda que o gol dele na disputa do terceiro lugar foi o mais bonito da Copa. E no fim do jogo, o que ocorreu com o Uruguai nesta ultima peleja foi o mesmo que na eliminação para a Holanda. A Celeste joga bem grande parte do jogo, é inclusive superior por bastante tempo, mas é incapaz de sustentar esse padrão até o fim da partida, e acaba perdendo. Também concordo com o premio para o alemão Muller como revelação da Copa.


Para finalizar o balanço, a seleção da Copa. Odeio admitir, mas concordo integralmente com a seleção que a ESPN fez. Agente gosta de criticar a imprensa em geral no Brasil e a esportiva em particular, mas os caras acertaram na mosca. Reproduzo abaixo:


Goleiro: Casillas. O goleirão da Espanha bateu o seu rival holandês, que também fez uma bela copa, ao não ser vazado na final!


Laterais: Lahm pela direita e Coentrão pela esquerda. O alemão foi incontestável, impressionante o domínio da posição que ele tem. Já o luso ganha mais pela revelação, pois esta foi uma copa carente de bons laterais pela esquerda.


Zaga: Piquet e Juan. Puyol e Lucio perdem para os seus companheiros de zaga justamente pelo estilo: ao invés dos gestos espalhafatosos, a elegância dos zagueiros clássicos, que parecem não suar em campo. A copa do Juan foi absurda, como já havia sido em 2006. Agora é esperar que o galinho repatrie nosso monstro.


Meio: Schweinsteiger, Iniesta, Thomas Müller, Sneijder. Acho que é isso né? O Messi fracassou. Entre Ozil ou Muller, ficamos com aquele que fez mais gols e mais assistências entre os dois. O mesmo vale para o Xavi e o Iniesta.


Ataque: Forlan e Villa, os dois artilheiros da copa. Incontestável também.


Técnico: Oscar Tabárez. Realizou uma façanha ao levar o Uruguai a semi-final, e isso só ocorreu porque ele recuou o Forlan para armar o jogo já na segunda partida.


Para não dizer que não falei de flores, os especialistas elegeram o Sneijder o melhor da copa, mesmo com a péssima atuação na final. Eu fico com o dez uruguaio mesmo.


É isso bravos leitores deste blog. Outra só daqui a quatro anos! E que venha o Brasileirão, quero meu mengão rumo aos 45 pontos definidores do nosso ano que vem... Porque esse ano acho que já era.


Saudações Rubro-Negras

Nenhum comentário:

Postar um comentário