quarta-feira, 4 de março de 2009

Ídolo


Responda rápido, sem titubear: Quem é o maior ídolo da história do Fluminense? Antes de mais nada devo dizer que esta é uma dúvida trazida por um tricolor. Gabriel é sobretudo um apaixonado por futebol. E me trouxe essa questão como um desabafo. Eu me pergunto: Por quê o Fluminense, em 106 anos de clube, não tem um ídolo incontestável? Por favor, opinem.
Vamos lá: Flamengo tem Zico. O Vasco, Roberto Dinamite. Garrincha é o maior ídolo da história do Botafogo. O Fluminense tem o... o... Pois é. Não tem.
Gabriel citou o goleiro Castillo que, protagonizou uma história de amor ao clube. Depois decontundir seu dedo mínimo esquerdo pediu ao médico que o amputasse para que ele não ficasse de fora de uma partida do tricolor. Salvo erro, era uma final de campeonato.

Argumento com o Gabriel que, é a primeira vez que eu ouço um tricolor falar no nome do goleiro.

Pergunto a ele se a nova geração de tricolores conhece Castillo? Ele responde que sim com um tom de voz que não convence ninguém...
Elegi 6 tricolores do meu convívio ( Cappelli ficou de fora) e fiz duas perguntas: Quem foi Castillo? Quem é o maior ídolo da história do Fluminense?

Devo dizer que os 6 tricolores são frequentadores assíduos do Maraca. 4 deles, são sócios do clube. Vamos as respostas.
Dos 6, apenas um não sabia me dizer quem foi o Castillo.
Dos 6 abordados, 1 citou Castillo como maior ídolo do clube. 1 citou Telê Santana, o Fio de Esperança. 3 citaram Rivellino. E 1 citou Renato Gaúcho, muito provavelmente por gaiatice.
Bom, Telê Santana fez 557 partidas e marcou 162 gols pelo Fluminense e conquistou os seguintes títulos: Campeonato carioca de 51 e 59, Torneio Rio- São Paulo de 57 e Copa Rio ( internacional) de 52.
Rivellino, a Patada Atômica? Mas ele não é o maior ídolo da história do Corinthians?
E Renato Gaúcho, o Renight, não é o maior ídolo da história do Grêmio?

Gostaria de ouvir outras opiniões. Pergunte ao seu vizinho, ao seu colega de trabalho, ao jornaleiro, a quem quer que seja: Quem é o maior ídolo da história do Fluminense? E não se esqueça de advertir: Responda sem titubear. Se parar pra pensar, é porque não é ídolo incontestável.


Um comentário:

  1. Escolha melhor seus tricolores, meu caro. Ninguém citar o casal 20 Washington e Assis ou mesmo nosso querido Don Romero é, no mínimo nebuloso. Isso sem esquecer Ricardo Gomes, Paulo Vítor e Branco, não deixando de fora nosso glorioso marcão. Acho que ídolo, no fluminense,é de acordo com a geração. Apenas diferente. Década de 90 é do Renight mesmo, ele foi nosso ídolo, que resgatou nossa auto-estima que fraquejava com quase 10 anos sem título e acabou com uma certa festa do centenário. Ali renascemos de alma lavada...

    ResponderExcluir