quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ataque de nervos (enquanto o Imperador não chega...)


Quem assistiu ao jogo do Mengão contra o Fortaleza sabe do que estou falando. Aliás, quem assistiu aos jogos do Flamengo durante o ano sabe que a incompetência do ataque rubro-negro é impressionante.

O Flamengo passou o jogo inteiro no campo do Fortaleza. Apesar do 0x0, não jogou mal: Juan deu opção na esquerda durante os 90 minutos, Erick Flores se movimentou, Welinton jogou com personalidade, Kleberson esteve correto, Emerson mais uma vez deu provas de que é um bom segundo atacante, que corre e abre espaços. Só que, mais uma vez, padecemos de absoluta incapacidade de colocar a bola pra dentro.

Cuca lançou Obina de início, depois do "anjo negro" (sic) amargar vários jogos sem nem esquentar o banquinho. E Obina entrou em campo cheio de vontade - de provar que não estava barrado por implicância do técnico. Hoje ele fez de tudo: matou bola no queixo, arriscou chute quase do meio do campo - carimbando um marcador que estava 4 passos a sua frente, perdeu gol na pequena área. Saiu de campo vaiado, para a entrada do vice-artilheiro do Cariocão 2009 e artilheiro do Brasileiro 2007 Josiel.

Até hoje me pergunto como Josiel conseguiu ser artilheiro do Brasileiro. Tudo bem que vários "bondes" já realizaram a mesma proeza: Dimba, Souza... a lista é enorme. Mas Josiel se supera. Sua falta de intimidade com a pelota me faz questionar como ele conseguiu chegar aos 30 anos de idade exercendo a profissão de jogador de futebol. Seu peito é um paredão: a bola que ali bate, volta com força igual ou maior. suas pernas servem pra tudo, menos pra dominar a redonda com um mínimo de qualidade.

Acho que todos os rubro-negros vivem hoje o mesmo dilema que eu: Josiel ou Obina? O escalado da vez sempre nos dá saudade do que está esquentando o banco. O melhor dos dois é sempre o que não está jogando. E ainda continuo com a impressão que mandamos embora o único centroavante contratado no ano passado que, mesmo sem ser grandes coisas, ao menos foi apresentado à bola de futebol. Estou falando de Vandinho, que teve poucas oportunidades e que anda marcando uns golzinhos no Sport.

Esta realidade torna mais que urgente a apresentação de Adriano. Sem um atacante decente, vai ficar difícil disputar o Brasileiro. E mesmo com a cara cheia de cachaça, vivendo na noite e aparecendo com uma mulher diferente a cada dois dias, não tenho dúvidas que o Imperador "sobraria". É só convencer o Fabio Luciano a ficar mais 6 meses no elenco, pra dividir o quarto com o Adriano e impedí-lo de esconder a garrafa de uísque embaixo do travesseiro da concentração. Adriano é o matador que precisamos para disputarmos os próximos desafios. Sem contar que será bem interessante ver os 3 centroavantes brasileiros que disputaram a Copa de 2006 jogando o Brasileirão.

Em tempo: mesmo dependendo dos zagueiros, laterais e volantes pra marcar gols, continuo achando que o Flamengo será tricampeão no domingo. Não vou repetir a velha ladainha que o Flamengo se supera em finais: isso é do conhecimento de todos. O que reforça a minha crença é o mico que a cachorrada pagou no domingo passado. Se a torcida alvinegra era contada às centenas no primeiro jogo, no próximo provavelmente será encontrada aos punhados. Não dá pra ser feliz jogando num clube com uma torcida daquelas. E time sem torcida não merece ser campeão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário