segunda-feira, 29 de junho de 2009

Bipolaridade Rubro-Negra


Depois de um longo sumiço desse blog mal freqüentado resolvi dar as caras de novo para falar do MAIS QUERIDO DO BRASIL. Vou aproveitar todo esse tempo de ausência para passar ao largo da contingência de peladas tenebrosas como o clássico de ontem, me debruçando sobre o que eu considero a principal doença que o Flamengo sofre hoje.


Transtorno Bipolar já foi chamado de psicose maníaco-depressiva. Essa patologia não é mais considerada uma psicose, mas sim um perturbação afetiva, cuja principal característica é alternância de estados depressivos com maníacos. Apesar de “mania” popularmente remeter a fazer várias vezes a mesma coisa (o Tiago |Neves, por exemplo, tem mania de perder a bola pro primeiro adversário que aparece), na psiquiatria esse termo significa um estado exaltado de humor, que pode ser alegria extrema ou irritação desmedida. Toda essa lenga lenga técnica (extraído de uma página na internet chamada psicosite, nome genial) é só pra tentar encontrar uma explicação plausível para a incrível capacidade que o MENGÃO tem de surpreender a tudo e a todos, de sair do paraíso pro inferno em uma tarde, e na semana seguinte voltar pros prazeres celestiais.


Senão, vejamos: Dentro de uma partida, é um time que fez 2 a 0 no Botafogo na final do campeonato no primeiro tempo e quando todo mundo achava que o FLA ia golear, os chorões empataram. Alguém pode dizer “Ah, isso é normal, acontece em vários jogos”. Tá, e o que ocorreu no jogo contra o Sport? 2 gols a favor em 10 minutos e 4 gols contra em 08 minutos!


Ou ainda: tomamos de 5 a 0 de um time que muito provavelmente será rebaixado e mandamos um 4 a 0 em um time que certamente disputará o titulo Brasileiro. Quer mais? O Imperador Adriano mete três gols no Inter e perder aquele gol ridículo no ultimo lance de perigo do Fla x Flu.


Não está satisfeito? O que dizer do nosso time de basquete,campeão de quase tudo, com dois nacionais e um sul-americano na carreira e isso com 4 meses de salários atrasados) em relação ao Futebol, as 17 anos na fila, com jogador morcegando porque seu ordenado de seis dígitos não caiu na conta no dia combinado.


A parada é séria galera. Beira o sobrenatural. Nessas finais da NBB, em dois domingos houve também jogo do Brasileirão. E não rolou do torcedor rubro-negro ter a felicidade plena no dia. No dia 14 o FLA fez 2 a 1 no Brasília, e a mulambada do futebol tomou de 5 do coxa. E no dia 21 metemos 4 no colorado, e nosso heróis da bola laranja erraram tudo e permitiram o empate nas finais.


Eu juro que não acabou. Semana passada tivemos uma promessa que se for confirmada será espetacular. O Flamengo fechou um protocolo de intenções para adquirir o CFZ, clube criado pelo Galinho, o que nos deixará com uma estrutura do nível do São Paulo, Cruzeiro, etc. Mais do que isso, o Clodovil redivivo prometeu entregar toda a administração do nosso futebol pro nosso maior ídolo, para que a profissionalização se efetive. Para arrematar, ficamos sabendo que a Academia que está sendo montada na Gávea será o REFIS carioca (pra quem não sabe, REFIS é onde o São Paulo recupera jogadores contundidos e aproveita para fechar várias contratações).


Ao mesmo tempo em que pensamos na possibilidade da volta do Zico pra Gávea nossos dirigentes anunciam um projeto de sócio-torcedor que é inédito de tão imbecil. Ou vamos pagar 08 reais por mês e ter direito a um chaveiro, ou vamos desembolsar mais de 300 reais (isso mesmo, trezentos reais!) a cada 30 dias para poder usufruir de vantagens dignas de um programa de fidelidade, como produtos especiais, ingressos grátis, etc.


Para arrematar, enquanto escrevo esse texto fico sabendo que o dirigente responsável pela estrutura que permitiu ao nosso basquete conquistar mais um titulo, o cara que arrumou vários patrocínios, criou um site especial (http://www.flabasquete.com) pagou os salários, lançou uma camisa maneira, simplesmente pediu demissão ainda na ressaca da comemoração porque foi desrespeitado pelo Marcio Braga. Vê se pode um negócio desses?


Segundo o PSICOSITE, podemos ver que vários remédios são indicados para uma pessoa com transtorno bipolar. Para o FLAMENGO, eu já dei meu pitacos em outro texto. Esse ano tem eleição. Pode ser que tenha chegado a hora de nos curarmos dessa doença.


È verdade que é muito melhor ser bipolar do que autismo tricolor, que tem como saldo de uma parceria com no mínimo o mesmo nível de grana do São Paulo, Palmeiras, Inter, e que ganhou apenas uma copa do Brasil, dois estaduais, sendo que um foi o caixão, e ainda viu o Flamengo se tornar hegemônico no estado. É melhor também do que o complexo de inferioridade botafoguense, manifestado de forma cômico no chororo. Nem preciso dizer que é muito melhor do que a depressão do bacalhau, vice pra sempre e penando na segunda divisão. Mesmo sendo melhor que as doenças dos nossos rivais, o único distúrbio que admitimos no FLAMENGO é a arrogância, a marra, a mania de grandeza típica de quem sabe que é maior. Aguardemos com ansiedade o retorno desse quadro. E mais uma vez desculpem pelo tamanho do texto.


Saudações do Fla-Basquete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário