sexta-feira, 31 de julho de 2009

FICA ANDRADE! Ou um Flamengo com cara de Flamengo!















Um Flamengo com cara de Flamengo. Foi isso que Andrade nos devolveu em dois jogos. Seja quebrando um tabu histórico na Vila Belmiro, seja mantendo uma freguesia consagrada contra a galinha mineira, o fato é o Flamengo está voltando a ser Flamengo.


Estou sendo redundante de propósito. Estamos na fila do Brasileiro desde 1992. O São Paulo ficou na fila entre 1993 e 2006. O Palmeiras está na fila desde 1994. O Internacional não ganha um desde 1979. O Grêmio desde 1996. O jejum incomoda, mas muitos clubes passam por fases sem títulos, algumas bem piores que as nossas. Mas eu tenho certeza que para a grande maioria dos rubro-negros, o que incomoda mais é ver O Flamengo se apequenando.


Existem formas e formas de se perder um campeonato. Em 2007 perdemos por cima. Em 2008 como cavalo paraguaio. Mas nos dois anos o time honrou o tamanho do Flamengo, passou a maior parte do tempo no lado de cima da tabela, nos orgulhou. Esse ano o que estava se desenhando na melhor das hipóteses era uma repetição de 2006, quando ganhamos a Copa do Brasil e jogamos para não ser rebaixados. Na pior um drama como 2005, escapamos da segundona na ultima rodada.


Ai veio o Andrade. Botou o time para jogar com simplicidade, correria, raça. Sua presença no mínimo enche os chinelinhos de vergonha. Certamente inspira os garotos. Fazendo o feijão com arroz, jogando em função do Adriano, voltamos a ser Flamengo nas duas ultimas rodadas.


A forma como o time atacou a galinha no primeiro tempo foi exemplar. Foi um ataque atrás do outro, com velocidade, objetividade. Não por acaso saíram dois gols seguidos. Não por acaso também nossos três gols foram de jogadores criticados pela torcida. Eu continuo achando que o Léo Moura faliu. Mas até ele fez gol.


Ainda falta muita coisa nesse time, a começar por um zagueiro de qualidade e um meia para o lugar do Ibson. O Andrade pode nunca se tornar um grande treinador, mas sem duvida ele é o treinador ideal para o Mais Querido nesse campeonato. Domingo temos mais uma chance de repetir a história, pois em 2007 a arrancada começou com uma vitória sobre o Náutico no maraca, com gol do Fábio Luciano. Tenho certeza que o Andrade vai repetir mais essa.


Saudações Rubro Negras

Nenhum comentário:

Postar um comentário