sexta-feira, 3 de setembro de 2010

DENOREX

Fidalgos tricolores, venho logo de cara deixar claro que a soberba não faz parte de meu dicionário futebolístico. Na época do Renight Gaúcho, tive certeza que após aquela declaração (brincar no brasileiro) íamos sentir o tridente do capeta em nosso manto. Mas, ao mesmo tempo, acho saudável que ele a tenha feito. E é sobre esta contradição que vou tecer alguns comentários.

Em primeiro lugar, apesar de ser a favor do fair-play, acho que o futebol deveria ter mais acesa suas rivalidades, sem que necessariamente isso descambasse para a violência. Não quero ver meu time entrando de mãos dadas com o do Flamengo, não quero os jogadores do meu time abraçando os adversários durante o jogo e muito menos rindo pra eles. Vocês já viram o Maguila beijando alguém antes da luta? O que não quer dizer que no final eles não possam se cumprimentar, ou que no início entrem com uma camisa qualquer de alguma campanha. O que eu quero, sinceramente, é que eles, naqueles 90 minutos, finjam ser aquilo que, naquele período de tempo, eu acredito que eles sejam. O que não dá é pra chegar no maracana soterrado de um clima de disputa e ver meus guerreiros de trololó com o exército inimigo. Que história é essa? Acabo me sentindo um idiota que vai assistir a um evento fake, tipo aquela luta livre com personagens pitorescos que passava no SBT. Se aceitaram fazer parte do teatro das rivalidades, que pelo menos decorem bem seus textos e marcações. No futebol, como diria Cazuza, mentiras sinceras me interessam. Depois de dar o sangue pode dar um beijo. Eu quando saio do estádio, já não xingo nem falo mais as atrocidades costumeiras.

Em segundo lugar, já não aguento mais esses modelos de declarações que existem hoje, mais diretamente entre os jogadores e técnicos. É uma espécie de novela dos gramados. Todo mundo sabe o que vai acontecer no final, mas ninguém deixa de assistir. Se perdeu, diz que precisa trabalhar pra superar. Se ganhou, precisa ter humildade pra saber que nada foi conquistado. Se foi expulso, reclama do juíz ou se mostra arrependido por ter prejudicado o time. Em suma, uma série de declarações idiotas e mentirosas já que, ali sim, eles desempenham o papel que gostaria que eles desempenhassem em campo, o de artistas bem ensaiados. Dissimulam o tempo inteiro, ou alguém aqui acha que existe sinceridade na maioria dos casos???

E aí, quando surge alguém que faz uma declaração provocativa e eivada de soberba, acho muito bom. É o corajoso que faz a diferença, é o Romário, o Edmundo e o Renato Gaúcho, entre outros, que colocam a lenha que mantem a chama do futebol acesa. Basta notar que até hoje meu prezado afro-animal de estimação lembra da declaração e duvido que lembre de uma só palavra dita por qualquer pessoa de seu time durante todo o ano passado. Ainda que o preço pago pela declaração tenha sido alto, gostei muito dela ter acontecido. E, sinceramente, torcedor de futebol, se quer ser humilde, vai torcer pro Bangu ou pro Íbis. Torcedor de time grande é obrigado a ter ambição, tanto que daí vem as cobranças.

O que você quer, meu amigo Jamaica? Que eu seja líder do campeonato e não faça gozação com ninguém? Que eu fique a 15 jogos invicto com uma das melhores campanhas da era dos tempos corridos e diga que meu time não é candidato ao título? Que eu tenha em meu time Conca, Deco, Fred e Emerson e ache que não vamos arrumar nada? Que eu não diga que hoje o meu time é o melhor de todos quando ele realmente o é, uma vez que tem mais pontos e vitórias que qualquer outro? Que eu deixe de caçoar desse time ridículo do Flamengo só porque vocês tem mais títulos brasileiros que o Flu? Então um flamenguista, como você, nunca poderia ter zoado o São Paulo como fez no post engraçadinho, afinal, eles tem mais mundiais e libertadores que você. Assumir essa lógica beira a irracionalidade e é humanamente impossível.Vamos deixar esses pudores manipulados para os tecnocratas que ganham dinheiro falando asneiras sobre futebol na TV. Somos torcedores e vivemos de paixão e zoação.

Como somos notícia em todos os times e programas, tenho visto com profunda admiração as declarações refinadas e geniais de todos: "O fluminense ainda vai perder pontos", "O fluminesne ainda vai tropeçar". Nossa, como são conhecedores do futebol, né não? Só mesmo um ser de elevado QI pra chegar a esta conclusão impressionante. Pena que ela serve também pra todos os times que andam correndo atrás...

Empatamos um clássico contra o Vasco, normal. Empatamos com São Paulo e Palmeiras, mesmo tendo perdido um penalty no primeiro e levado um gol aos 48 no segundo que nos tiraram 4 pontos. Ainda assim, permanecemos firmes na liderança. Pra mim, em toda a campanha, o único jogo que realmente demos mole e não poderíamos ter dado foi contra o Prudente, quando empatamos em casa. De resto, considero os resultados mais do que normais. Agora vamos ao Brinco de Ouro e recuperamos, como já fizemos cinco vezes nesse campeonato. Que eles não se enganem achando que vão ter a moleza do jogo contra o FRAmengo. Desta vez a zaga vai ter que trabalhar.

Pro alto e avante! Saudações tricolores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário