sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Engenhão não tem condição...


Fidalgos tricolores, estamos de volta! Sem tempo pra treinar durante a semana nesse campeonato alucinante, conseguimos arrumar uma brecha para um bom coletivo contra o Patético Mineiro. Que time medonho, caindo aos pedaços e sem vida. Eu, se não fosse tricolor, diria que ele vai ser rebaixado com certeza. Aliás, acho que depois de nossa saga do ano passado, nenhum tricolor do universo deveria falar em toda sua existência que algum time vai cair. No máximo um precavido "tem grandes chances de ir pra segundona" já está de bom tamanho.

Se o Galo não fizer a limpa no elenco, igual a que fez o Cuca quando viu que a grande maioria dos que jogavam não estavam nem aí, vai ficar difícil. Só não sei se eles tem uma base tão boa quanto a nossa, que nos deu na época Digão, Dalton, Alan e Maicon entre outros. Ver o Tardelli se arrastando, o Fábio Costa frangando jogo sim, jogo sim e o Diego Souza dando uma voadora assassina já dá o tom da desgraça. Desse time, sinceramente, só se salva o Daniel Carvalho, que jogou bem contra o Vitória e tentou articular alguma coisa contra o Flu, fazendo gols nos dois jogos. Um time fraco, com dois a menos, foi presa fácil, ideal pra nos devolver a confiança no campeonato. E sobrou pro Luxemburgo, que agora disse que vai fazer reciclagem e rever seus conceitos. No próximo time, vai entrar em campo de havaianas, bermuda e camiseta, com palitinho no canto do dente e boina, só se for...

Como vocês podem perceber, falei pouco do Fluzão porque não considero este jogo o ideal pra fazer uma avaliação. Fizemos nosso papel: golear um time na zona de rebaixamento e em crise. No mais, ainda precisamos de um goleiro que aprenda a defender faltas. FH e o Chama-gol ainda não sabem como se faz. Falando em FH, uma coisa me intriga: porque ele não está jogando se a contusão foi na mão??? Se tivesse machucado o pé, aí sim se justificaria sua ausência...

Bem, mas vamos ao título do texto: Engenhão. O Muricy reclama, fomos ultrapassados pelo Timão na média de público e só uns gatos pingados se arriscam. Não é só conosco. Botafogo e Vasco teve um público de 14.248 e o Fla x Flu de 15.866. Convenhamos que qualquer um desses jogos no Maraca ia dar, no mínimo, o dobro de pessoas. E não é nenhuma novidade o motivo da fuga do público: o Engenhão é uma arapuca para desavisados, o acesso é horroroso, as ruas são estreitas e mal iluminadas, não tem estacionamento e, por fim, a maioria dos jogos é no meio de semana e de noite, o que torna a incursão ainda mais perigosa. Sair do Engenho d dentro, tarde da noite não é tarefa das mais fáceis ou seguras.

Acredito que mais pra frente, quando as coisas forem ser decididas de verdade, o público apareça mais, ainda que pontualmente e maior nos finais de semana. O pessoal do PFC e do SPORTV é que deve estar soltando rojões e estourando garrafas de Chandon já que os torcedores do Rio devem aderir em massa ao pacote Brasileirão + Estadual por 50 pilas. Eu mesmo fiz isso em virtude do nascimento de meus filhos, sabendo que ia ficar difícil ir pro jogo. Mas, mesmo assim, quando era no maraca eu enrolava a patroa e conseguia ir em grande parte dos jogos. Vestia a camisa da imprensa esportiva e dizia que todo jogo era decisão, que eu tinha que ir e que as crianças (6-7 meses) já estavam independentes. Assim foi contra São Paulo, Inter e Atlético Paranaense entre outros. Depois que ela percebeu o golpe, comecei a dizer que não podia faltar porque ia ser o último jogo no maracanã, o que me possibilitou a ida a mais uns dois jogos.

Já agora, nem penso nisso, apesar de morar relativamente perto. Lembro que na inauguração, Bota e Flu, eu fui e passei um perrengue miserável na saída, a ponto de termos que colocar as mulheres as pressas em um táxi e rodarmos uns 40 minutos procurando um transporte pra sair de lá, já que o trem fica inviável (uma entrada!)

Enfim: ruim pra mim, que gosto de ir ao estádio, pro nosso time, para os torcedores e ótimo pra dona encrenca e pra Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário