sábado, 30 de julho de 2011

Estamos de volta!


Salve salve leitoras e leitores deste blog sinistro. Para quem tinha alguma dúvida, estamos de volta, eu e o Ronaldinho Gaucho. É verdade que eu ainda devo uma resenha final da Copa América. A dificuldade de acessar internet nos países pobres é imensa e por isso não rolou texto das derrotas da Argentina e do Brasil, nem do título do Uruguai. Mas este escriba vai prestar contas da aventura no sub capitalismo, não tenham dúvida.

Antes porém, é preciso estar atento e forte, sem tempo de temer a morte, para falar do que o Flamengo esta fazendo com o futebol brasileiro. É galera, o jogaço contra o Santos foi apenas mais um capítulo da saga rubro-negra rumo a mais um ano histórico em nosso futebol.

Digo isso com a tranqüilidade de quem não se desligou do Mengão só porque estava rolando um torneiozinhos de seleções aqui perto. Da terra portenha eu só não consegui ver ao vivo a destruição dos bambi no Vazião, Mesmo assim, pelos melhores momentos devidamente devorados, foi possível perceber que massacramos o São Paulo, que 1 a zero foi pouco, e que o Tiago Neves estava a fim de mostrar para o Mano o erro que foi levar o Jadson.

Já o Fla-Flu foi visto pela internet, naqueles sites que pirateiam o sinal do PFC. Entre uma tela paralisada acolá e uma página que trava alhures, foi possível ver um time sólido de um lado, com padrão tático, que não foi ameaçado a vera pela seu bagunçado adversário em momento algum. O gol saiu em mais uma genialidade do Renascido Tiago Neves, que insiste em brilhar nos clássicos. E do Rio o Mano Menezes chama o Déde...

Foi possível ver ainda com perfeição dois jogos ruins, e não por acaso dois empates. Flamengo e Palmeiras foi um jogo pegado, truncado, com domínio inicial do Mengão em cada um dos tempos e equilíbrio após isso. O zero a zero foi merecedor dos dois times, mas ficou uma pulga atrás da orelha: Ronaldinho Gaucho fez uma grande partida. Comandou o time, deu passes certeiros, cadenciou o jogo, fez de tudo. Como nós não temos um centro avante para por a bola na rede, ele não se consagra como o PET em 2008, que tinha simplesmente o Impera ao seu lado. Mas neste jogo já deu pra ver que ele estava prometendo algo espetacular.

Contra o Ceará deu raiva do Mais Querido, é verdade. Domínio total, era pra atropelar, mas agente segue sem ganhar desse time fraco este ano. Luxa errou feio nas alterações, e, como de praxe, não admite isto, o que indica que continuará errando. O mesmo vale pro Wellinton, o pior zagueiro do mundo. O cara erra e fica cheio de marra.

Mas eis que chegou a quarta-feira. Acompanhei o primeiro tempo pelo rádio, chegando no Brasil. O segundo pela TV, matando a saudade da minha senhora e também do meu Mengão. E depois o jogo todo no VT, óbvio.

Não tem muito mais o que dizer sobre a peleja. Certamente o melhor jogo do futebol brasileiro neste século. Uma virada para lembrar a frase do Ronaldinho Gaucho quando estava “em dúvida sobre qual equipe jogar”: o Flamengo é Flamengo. Uma reação que os tricolores já sabiam que o time era capaz, naquele 5 a 3 de 2010 que o Império do Amor acabou com o Fred Slater com um a menos. Uma reação que os botafoguenses já conhecem bem, tanto que em 2009, após empatarmos um jogo com gol de Josiel aos 47 minutos do segundo tempo, o Reinaldo, ex-urubu e então no Botafogo, disse em entrevista: “eu disse no vestiário pra gente ter atenção, porque eles não desistem nunca”. Uma reação que o PET já tinha mostrado pros vascaínos e pro mundo em 2001.

No carro, antes do jogo, eu tinha falado pros meus comparsas que a preleção desta peleja tinha que ser o VT do Flamengo e Santos de 2009, quando o Impera pôs fim ao tabu de 30 anos e nós ganhamos na vila. O R10 precisava entender que este era o momento de mostrar o quão craque ele é e vai ser com a camisa do Flamengo. Pena que eu estava na estrada, sem facebook, porque este teria sido o meu recado neste blog antes do jogo.

Pois bem. Ronaldinho Gaúcho esta de volta, para quem duvidava. O Mengão segue invicto no brasileiro, com uma derrota só no ano, na caça dos gambás. Outros tropeços virão, atuações apagadas dos nossos craques também. Mas depois do jogo de ontem todas as outras 19 equipes tem a certeza que a nação rubro-negra já tinha: o bicho vai pegar!

Detalhe: Não perdemos pro Santos desde 2007. Neymar e Ganso nunca nos venceram. Nem na Vila, nem em lugar nenhum. Meninos da Vila, Homens da Gávea. A diferença é clara.

Saudações Rubro-Negras

Nenhum comentário:

Postar um comentário