sexta-feira, 1 de julho de 2011

Missão Copa América!


Amigos e amigas leitoras do blog. Eis que desperto depois de longo tempo hibernando. Meu sono profundo foi provocado por uma certa carroça desembestada que, apoiada pelos sopradores de apito, impediu a quadruplíce coroa e o novo recorde de invencibilidade do futebol brasileiro.

Ao longo deste inverno tive pesadelos com um monstro dentuço se arrastando em um enorme campo de grana verde, e nadando em muitas notas igualmente verdes, tentando se fazer de surdo com relação aos urros populares. Estes, de tão altos e emitidos por tantas vozes, quase interromperam meu descanso providencial.

Mas eis que, neste sonho, um herói malemolente, igualmente dentuço, veio a socorrer a plebe ignara e seus clamores por sangue, suor e gols. O dinheiro foi varrido das grandes construções onde a bola rola e depositado em bancos de Atenas, o lugar mais seguro das financias mundiais na atualidade.

E ele, o herói, ex-gaúcho, ex-melhor do mundo, voltou a sorrir, demonstrou que o que importa é agradar a nação, vestindo-se de rubro e de negro. Dizem até que ele é o artilheiro de uma certa competição assaz modorrenta chamada pontos corridos...

Enfim, nem isto foi suficiente para me fazer abrir os olhos e sacudir a preguiça infinita. Ocorre que até Deus (qualquer um na verdade) sabe o que só o Ricardo Teixeira (o mais poderoso de todos) finge negar: este campeonato brasileiro é chato demais.

Certeza também de que minha pestana insana não me impediu de assumir e consolidar a liderança do cartola. A FLACOMUNA não dorme no ponto, a revolução não cessa sua marcha.

O que realmente me sacudiu da cama foi a histórica missão Copa América. Esta competição, outrora desvalorizada em terras tupiniquins, faz muito tempo adquiriu uma importância decisiva no país tropical.

A próxima edição deste charmoso torneio tem contornos ainda mais dramáticos. Será realizada na Argentina, casa dos nossos maiores rivais, que não ganham um título desde 2003.

Mais do que isso, nossos Hermanos tem simplesmente o melhor jogador do mundo, Lionel Messi, precisando provar para sua pátria que não é um apátrida. Ao seu lado marcharão bravos guerreiros como Carlitos Tevez, Angel Di Maria e Javier Pastore.

O escrete canarinho chega no Rio da Prata quase tão pressionado quanto a albiceleste, depois do vexame mundial no sofrido continente africano. A palavra de ordem da renovação, com Neymar, Ganso, Lucas e Pato será posta à prova.

E temos ainda coadjuvantes de peso como Diego Forlan, do Uruguai, melhor do mundo na Copa recente; o colombiano Falcão Garcia, que conquistou as terras lusas na ultima temporada; o equatoriano Valencia do poderoso Manchester United; e o chileno Fierro, craque que veste o manto sagrado com dignidade, elegância, técnica, sofisticação, raça, enfim, chega de predicados para este monstro.

E tudo isso com o peso, moeda argentina, valendo 0,40 centavos de real. Viva o governo Lula/Dilma!

Enfim, acordei, peguei meu pijama e partirei de carro as seis da madrugada do primeiro dia de julho com três incautos companheiros para assistir in loco esta celeuma histórica.

Aqui no blog vocês poderão acompanhar estas desventuras coletivas e se sentir mais perto do povo. Ou, se preferirem, fiquem com o Galvão.

Enfim, saudações rubro-negras e rumo ao hepta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário