sexta-feira, 14 de maio de 2010

Acredita quem quiser!


Nossa imprensa esportiva é uma graça. Vive nos vendendo factóides e a gente vai acreditando. Explico.

Em março, na última entrevista coletiva do Dunga antes da convocação, o treinador avisou: " Não esperem surpresas na lista final". Ainda assim, a imprensa passou mais de um mês nos vendendo a idéia de quê o sujeito, pressionado por ela, poderia levar o Ganso e o Neymar. Acreditou quem quis. Se eu fosse partidário da teoria da conspiração eu iria jurar que a imprensa fez isso na certeza de quê o Dunga não levaria os dois, como não vai levar, pra que a torcida brasileira odiasse ainda mais o anão em questão. Acreditem em mim, nossa imprensa esportiva não merece muito crédito.

Na Copa de 82, Telê Santana inovava no futebol brasileiro com um esquema com 4 jogadores no meio- campo. Foi uma calamidade nacional! Nossa querida imprensa esportiva foi à loucura com tamanha blasfêmia! Jô Soares tinha um personagem em seu humorístico semanal chamado Zé da Galera. Ele simulava uma ligação de um orelhão para o Telê e espinafrava o treinador. Seu bordão virou mantra: " Bota ponta, Telê!!!"
O Fio de Esperança, como o treinador ficou conhecido nos seus tempos de Fluminense, foi acusado de Europeizar o futebol brasileiro, de descaracterizar o futebol brasileiro, de achincalhar o futebol brasileiro. Como se sabe, a História o absolveu. Hoje, a mesma Imprensa enche a boca pra dizer:" Mestre Telê!"

Em 86, ficamos nas quartas-de-final para a França, cuja maior lembrança é aquele penalti perdido pelo Zico no segundo tempo, que nos deixaria em vantagem de 2 a 1. À partir deste dia, a Imprensa elegeu Telê o Pé-Frio-Mor do Brasil. Bastava o treinador perder uma partidinha qualquer pelo Atlético Mineiro e a Imprensa vociferava: " É mesmo um Pé-Frio!!!"
Em 87, na semifinal da Copa União, que equivalia ao Campeonato Brasileiro, Renato Gaúcho com a camisa 7 do Mengão, puxou um contra- ataque fulminante e só não entrou com bola e tudo porque teve humildade em gol. 3 a 2 Flamengo num Mineirão lotado!
Renato havia sido cortado por Telê na Copa de 86 por ter chegado na concentração trêbado junto com Lendro que, não teve forças pra pular o muro. Renato após o gol, passou em frente ao banco do Atlético depois da comemoração e mandou o Telê calar a boca, com o dedo na boca. A imprensa carioca explodiu em êxtase! " Telê nasceu pra perder como treinador! Nunca vai ganhar um título que preste! É um Pé- Frio!"
A coisa só mudou, de fato, quando Telê foi campeão brasileiro, bi da Libertadores e bi mundial pelo São Paulo. Aí, hoje, a mesma imprensa enche a boca pra dizer: " Mestre Telê!!!"

Outro factóide que a imprensa reinventa quando lhe convém, é essa história quê quem nunca foi treinador não pode ser técnico de seleção. É o mesmo que dizer que quem trabalha 15 anos na redação de um jornal, não pode ser chefe de redação porque nunca foi chefe. Involuntariamente ou não, foi a imprensa quem empurrou o Dunga para o cargo depois de dizer que 2006 estava uma bagunça, sem comando, que era preciso moralizar a seleção, era preciso um técnico disciplinador e patriota pra resgatar o prazer de vestir a amarelinha. Como o Capitão Nascimento não pode aceitar o convite, restou ao Ricardo Teixeira chamar o Dunga que se encaixava perfeitamente no perfil que própria imprensa traçou. Devemos o Dunga ao Galvão Bueno, ao Falcão, ao Renato Maurício Prado, ao Fernando Calazans e simpatizantes.

Já é sabido de todos que as Organizões Globo não engole o Dunga. Por quê? Ele proibiu as entrevistas exclusivas. Ou o jogador fala com toda a imprensa ou não fala com ninguém. Acabou aquela história ( que rolou direto em 2006 quando a própria Globo ajudou a fazer da concentração uma bagunça) de tirar jogador do quarto pra fazer entrada ao vivo no Jornal Nacional.

A imprensa nos manipula todo dia em temas políticos, econômicos e sociais. Por quê não nos manipularia no âmbito esportivo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário