quinta-feira, 27 de maio de 2010

Lição de pai


Fidalgos tricolores, o que vi ontem foi a mais profunda lição que um pai pode dar ao seu rebento rebelde. Ensinamos organização tática, conjunto, jogadas pelas laterais e marcação cerrada, além de, é claro, não deixar escapar as coisas básicas que um pai deve ensinar ao filho tais como tomar banho, escovar os dentes, não trocar o "L" pelo "R" nas palavras e, por fim, não mexer nas coisas dos outros.

Relutantes em aceitar nossos ensinamentos, nós mesmos demos o banho, e na frente de todo mundo para que eles não alegassem maus tratos. Parecem que não gostaram muito, mas com o tempo, pelo visto, vão se acostumar. Esse time com Camacho, Toró e Ramon vai viver tomando escovada. Pelo menos ficam limpinhos e com os dentes sem cáries. Nós, como bons pais, ficamos felizes.

E o que dizer do Diego Maurício? Tinha que ser no Flamengo uma pessoa com nome composto e por dois nomes próprios. O perigo é o porvir: Cléverson Uéslei e Clayton Walace podem ser os novos reforços. A Globo, que não é boba nem nada e vive do drama pra fazer seu jornalismo, aproveitou a família do muleque desesperada na geral pra fazer uma onda. E tudo porque ele sofreu um penalti, não sem antes errar alguns passes e dar uma canelada na bola. Se tivesse feito um gol tava no RJ/TV do dia seguinte, com certeza.

E foi diante de nossas crias que fizemos uma bela apresentação. Principalmente porque pela primeira vez no ano passamos a ter jogadas pelas laterais, principalmente a esquerda, com o Carlinhos. Aliás, jogou muito. Sempre se apresentando para fazer a tabela e receber a bola, temos agora um assentado naquele campo improdutivo que tínhamos neste setor. E isso fez com que o time se encaixasse, já que o Marquinhos pôde voltar a sua posição original que é o meio e o Conca teve com quem fazer jogadas mais elaboradas. Carlinhos podia ter coroado sua apresentação com um gol feito mas, pelo conjunto da obra está perdoado, não só pela boa técnica como pela disposição até o último minuto de jogo.

Isso sem falar no Rodriguinho, que corre o tempo inteiro e inferniza a zaga adversária. E olha que o Fred entrou meia-bomba pra esse jogo, com dores na coxa. Ainda perdeu um gol feito que, em plenas condições físicas, ele não costuma perder. O Fluminense foi um time rápido e bem resolvido nos três setores, com consciência do que deveria ser feito e sem afobamento com a bola nos pés. Contra as loucas do Tietê já tive esta impressão, mas contra nossos bacuris malcriados tive a confirmação: Muricy já chegou e, graças aos deuses, não vamos sofrer até a paralisação para a Copa. Existe um esquema e cada jogador parece saber o que fazer. Com a chegada do Edinho, se chegar, o nosso elo fraco vai pro banco (Diogo) e vamos ganhar mais poder de marcação, deixando o time mais seguro atrás, já que sofremos pequenos sustos, nada além de brincadeira de crianças. 

Já o Rafael vem sofrendo críticas, mas confesso que ainda não vejo motivos para tanto alarde. Tomamos um gol de penalti do Ceará, um gol de falta dos mano e outro do Bruno Chiliquenta. No meu ponto de vista, nenhuma falha do nosso arqueiro. Ontem, aliás, fez uma defesaça no que seria um golaço do artilheiro do amor (partido). Enfim, temos duas vitórias e duas derrotas e uma boa perspectiva pela frente.
Imaginem um meio com Cléber Santana, Edinho, Conca e Deco, Com Fred e Rodriguinho na frente. No mínimo, Libertadores e com grande chances de título pelos jogos que tenho visto até agora.

Convite

Prezados seguidores aqui do Blog, como podem ver temos uma deficiência em relação à cobertura do Glorioso e do Vasco. Faço aqui um convite a quem quiser colaborar com textos sobre estes times. É so entrar em contato. Aliás, o Botafogo é uma boa surpresa. Vem jogando bem e ontem, sem nenhum atacante titular, não fosse o penalti perdido, tinha voltado com um pontinho e a invencibilidade de BH. Esse Joel é milagreiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário