sexta-feira, 14 de maio de 2010

Ele não sabia...


 Fidalgos tricolores, é com muito espanto e preocupação que analiso as declarações feitas recentemente pelo nosso novo treinador. Apesar de ser um dos mais bem pagos, de ter uma ótima retrospectiva no brasileiro e de ser uma pessoa que respira futebol a anos, parece que não aprendeu nada. A cada entrevista ele diz que o elenco é limitado, que com este time não temos chances, que precisamos de reforços e, a mais preocupante de todas, que do jeito que estamos não temos chances no campeonato brasileiro. Aí eu pergunto: antes de assumir, ele NÃO SABIA DISSO??? Não conhecia o elenco? Não tinha idéia da dificuldade? tava tirando férias em Marte? No seu sítio não tinha TV?

Confesso pra vocês que seu discurso anda me preocupando. Nas entrelinhas, já na primeira rodada, depois de perder pro poderoso Ceará em um jogo onde chutamos duas bolas no gol, e mesmo assim pra fora, ele começa a dar as desculpas para o fracasso, já começa a tirar o seu da reta, falando indiretamente que se este time não arrumar nada, a culpa não será dele. É nesse momento que analisamos o verdadeiro treinador, aquele que sem todos os ingredientes necessários consegue fazer um bolo espetacular. Caso contrário, se só um bom time resolvesse, o cargo de treinador de futebol seria um mero detalhe, não? Barcelona, Real Madrid, Manchester, Inter de Milão e tantos outros já teriam abolido a muito tempo esta função.  Pra quê um clube iria pagar R$400,000 para um cidadão se ele não oferece nada além de só saber trabalhar com os melhores?

E parece que os jogadores assumiram a mesma linha de raciocínio mesquinho e idiota. Quando se pronunciam, afirmam que o time só terá a cara do Muricy depois da Copa. Ou seja, nas entrelinhas estão nos dizendo que não podemos esperar nada nas primeiras 7 rodadas do brasileiro, mesmo sendo nossos dois primeiros jogos com times recém chegados da segundona e de pouquíssima expressão no cenário nacional. E aí eu digo: 7 rodadas são 21 pontos, meus caros. Será que um time que pretende ser campeão pode ter este pensamento? E olha que não estamos disputando nada em paralelo, nem um campeonato de bocha ou purrinha que possa atrapalhar. 

É com grande tristeza e preocupação que vejo este nosso início, ainda mais com a macumba médica que nos acomete. Depois de duas apendicites (Fred e Alan), nosso zagueiro orixá o Gum descobre que tem uma hérnia de disco e não tem previsão de volta. Do jeito que está, se este discurso ganhar força e for aceito por nós torcedores, corre o risco do Muricy sair como mocinho da história em um eventual fracasso. É como falamos com nossos amigos: não sabe brincar não desce pro play. Se sabia da situação e achava que não daria pra fazer um bom trabalho não assumisse. Tudo bem que o salário faz qualquer um balançar, mas o que menos precisamos em nossas fileiras é um comandante mercenário que desiste da tropa em seu primeiro viés. 

Alguém pode me escalar o time do Santo André, vice paulista, e que não foi campeão por pouco? Sabia que o ataque do Atlético Goianiense tem o Rodrigo Tiuí como titular e está na semi-final da Copa do Brasil? Estes como tantos outros não tem elenco forte nem jogadores de nome, mas fizeram ótimas campanhas com um bom conjunto e um técnico que sabe reconhecer as fragilidades e virtudes de seu elenco. Isso com um orçamento que só o salário de Fred banca. 

Devemos abrir o nosso olho e atentar para o fato de que podem até existir inocentes no mundo, mas o Muricy, com certeza, não é um deles. Que deixe de dar desculpas e monte um time decente com o que temos e aproveite o que foi deixado pelo Cuca.




Nenhum comentário:

Postar um comentário