terça-feira, 4 de maio de 2010

"Goosebumps"

"Agora vou para casa ver o Ganso ser endeusado", disse um amigo (o Gondim, falo logo!), depois da pelada de segunda, referindo-se ao fato de que, ao chegar em casa, veria o "Linha de Passe", programa que, certamente, os comentaristas se derreteriam de elogios ao Paulo Henrique Lima, o Ganso, meio-campo do Santos, após atuação exuberante contra o Dunga. Vá lá. Verdade que desde a geração de Sócrates não aparece um sujeito tão lúcido, com tanta noção do espaço do campo de futebol, quanto este tal de Ganso. Se me perguntassem, Luiz, você levaria o Ganso? Sim, amigos, eu levaria. Mas, se indagado sobre o fato de que seria injusta a sua não-convocação? Não hesitaria em afirmar que não.

Dentro de campo, não gosto do trabalho do Dunga. Acho que ele escala mal o time, não gosto do estilo de jogo que ele impõe à equipe e, muito menos, gosto de sua "filosofia" de trabalho. Principalmente, revolta-me o fato dele não ter "renovado" a seleção. Acho inadmissível que o Gilberto Silva, aos 33 anos, seja titular absoluto do meio-campo. Ou, na pior das hipóteses, que seu reserva imediato, tenha 31 anos, Josué. O trabalho do treinador da Seleção é, também, prepará-la para os que se seguirão a ele, no comando da canarinho. Também não gosto do trabalho do Dunga, no extra-campo. Ele trata mal a imprensa, sem muita razão. Mas, principalmente, Dunga não vai à estádios de futebol. Alguém aqui já viu o Dunga numa partida de futebol?  Eu vi uma ou duas vezes. Existe uma enorme diferença entre o jogo da televisão e o jogo dos estádios. O técnico da Seleção deve trabalhar dia e noite, noite e dia. Dedicação exclusiva. Dunga parece achar que só trabalha quando a Seleção está reunida, e isso não é verdade. Fábio Cappello, da Seleção inglesa, está sempre freqüentando os jogos da Premier League. No mesmo dia, assistiu em Old Trafford, Man Utd X Spurs, para, rumar a Londres, e assistir um belo Chelsea X Arsenal. Mas o Dunga não está em nenhum estádio. Não acompanha os selecionáveis de perto, ao vivo e a cores. Talvez, até por isso, insista com um Doni, eterno reserva, no banco da Seleção.

Há, porém, um ponto em que acho o trabalho do Dunga louvável: a convocação. O Dunga, na medida do possível, convocou razoavelmente bem. Discordo, sim, de algumas de suas preferências, mas são preferências e as preferências, muitas vezes, são individuais. Particularmente prefiro o Pato ao Nilmar. Mas é aceitável que alguém goste mais do Nilmar e queira utilizá-lo. Alex, para mim, é mais zagueiro do que todos (a exceção do Lúcio). Mas compreendo que o Dunga tenha uma predileção por Luisão. Detesto o Ramires. Prefiro o Lucas ao Gilberto Silva. Mas, em termos gerais, o Dunga não comete nenhuma injustiça absurda. É impossível que duas cabeças pensem da mesma forma quando se trata de 22 jogadores. Cada torcedor, cada brasileiro, achará que se deve levar determinado jogador para determinada posição. A eterna máxima: duas cabeças não pensam da mesma forma. Mas Dunga não comete nenhum absurdo. Kléberson, talvez. Mas, dificilmente, Kléberson irá à Copa. Doni, também, me parece um ser estranho na Seleção. O resto é o resto. Assim como cada um é cada um. Adriano também fez muita bobagem e não merece ir à Copa.

Levar o Ganso, agora? Por que? Defendo ainda a convocação do Ronaldinho Gaúcho, acho que ele merece uma chance, por tudo que fez na temporada. Ele é um jogador capaz de mudar uma partida no segundo tempo, de imprimir uma nova dinâmica ao time. Coisa que o Júlio Baptista não é. Coisa que ninguém no banco da Seleção é capaz de fazer. Mas o Ganso? O Neymar? Não, amigos, não acho que tenha chegado a hora. Ganso e Neymar serão grandes jogadores. Mas até agora não provaram nada a ninguém. Disputaram um campeonato estadual muito bem. E só. Sem dúvida que merecem uma convocação, mas será que merecem "a" convocação, aquela mais aguardada por todos, aquela que acontece de quatro em quatro anos?  No no lo creo. Mas, no ano passado, o Ganso teve atuações risíveis (como queria o Douglas Costa de titular!) no campeonato mundial sub-20 e o Neymar, jogando de salto alto, crente na arrogância à brasileira, de que a "Suíça jamais terá um time bom no futebol", foi eliminado na primeira fase. Verdade que acontece muita coisa de ano para ano, e verdade que, quando somos jovens, mudamos com uma rapidez que é imperceptível até para quem está em processo de mudança. Um ano é muita coisa na vida de um jovem de 17 anos. E o Neymar deste ano já não é mais o Neymar que era antes. Isso também vale (em menor proporção) para o Ganso. Mas acontece que ambas as experiências internacionais dos dois foram um fracasso retumbante. Amigos, não culpem o Dunga se não forem convocados... Podem culpá-lo até, mas não por isso...


Outras não convocações:

Zico, 1974. Zico ainda não era Zico. Mais já desfilava talento e esbanjava categoria. Uma situação muito próxima a de Ganso agora. Zico acabou não indo.

Falcão, 1978. Havia um clamor nacional pela sua convocação. E Falcão já era Falcão. Tinha sido eleito o melhor jogador do campeonato brasileiro. Uma das maiores injustiças da estória das Copas... Talvez, mesmo em 1978, ainda houvesse certa resistência em se convocar jogadores fora do eixo Rio-SP.

Romário, 2002. Mais do que conhecida. O Brasil acabou campeão, mas poderia ter sido campeão com Romário junto.

Alex, 2006. O Alex poderia ter disputado uma Copa, pelo menos. Sua carreira merecia isso.

Maradona, 1978. Maradona fora de uma seleção argentina? Isso parece ridículo, mas não foi para Menotti em 1978. Ele não levou o craque, ainda muito novo, com 18 anos, mesmo já tendo sido convocado para algumas partidas pelo selecionado principal.

Quem lembrar de mais não-convocações, pode postar aqui!



Nenhum comentário:

Postar um comentário