segunda-feira, 25 de maio de 2009

Sem ilusão!


Não vi o jogo. Dizem que o time jogou bem. Assim como jogou bem nos dois jogos contra o inter, no jogo contra o cruzeiro... No blog do Mauro Cezar Pereira, no site da ESPN, podemos encontrar dados muito interessantes do segundo jogo contra os colorados: posse de bola, 52% pro Flamengo, 48% pro Inter, índice de passes certos, 84% do FLA, 81% do Inter, dribles certos, 75% FLA, 76 Inter, finalizações, 22 do Inter, com 45% certas, e 11 do FLA, com 27% de acerto.

Tá, eu sei que esse blog não gosta de números, mas enfim, é para termos uma noção de como o Flamengo não tem um dos três setores que compõe um time de futebol (defesa, meio campo e ataque pra quem não lembra). E a vitória desse fim de semana não muda isso.

Além do mais, não podemos deixar nos levar pela gangorra do Brasileirão. São 38 rodadas, cada vitória deve ser curtida apenas como o que é, mais uma vitória, e não como arrancada, ou qualquer coisa que o valha. Ano passado nos deixamos levar pela euforia da liderança, tínhamos a tal da gordura de pontos pra queimar, e veio o mês de agosto, 2 pontos conquistados em 21 disputados, e ficamos de fora da liberta. Nessa ultima rodada mesmo, o Flu chegou a assumir a vice-liderança no momento que vencia o Santos, e terminou atrás da gente.

Vamos ficar no sapatinho, cobrar dos jogadores jogo a jogo, não pensar que o Flamengo é o melhor time do Brasil após cada vitória, e comemorar só no momento certo, ao fim do campeonato.

Ainda sobre gangorra, escrevo esse texto sobre o impacto da saída do Obina. Adorado por um tempo, odiado talvez por mais tempo ainda, nosso (ex) xodó foi-se embora pro Palmeiras. Eu acho que realmente ele tinha que sair, a mística que ele representou pro Mais Querido do Brasil se perdeu em alguma esquina da vida. Mas eu não estou com aqueles que o detestam, na verdade sempre adorei o cara, o Obina é a cara do Flamengo, é a cara do povo brasileiro, que não desisti nunca, que mesmo sem jeito pra coisa dá certo. A história do Flamengo é cheia de Obinas, tenho certeza de que muitos dos que xingam ele hoje vão aplaudir o próximo Obina que aparecer.

Eu, da minha parte, acho que temos muito que agradecer ex-catador de mariscos. Além dos gols decisivos, tanto contra o rebaixamento quanto os que garantiram títulos, graças ao baiano rechonchudo a torcida do FLA criou uma música que já é eterna, que compara o Obina com um dos melhores atacantes do futebol europeu, e que depois um monte de torcida tentou copiar. Obrigado Obina, boa sorte!!!

Saudações Rubro Negras

Nenhum comentário:

Postar um comentário