domingo, 27 de junho de 2010

Ainda sobre a primeira fase...


Com um dia de atraso, por conta de problemas técnicos, lanço meu comentário sobre a derradeira rodada da primeira fase da Copa.

Vou começar logo pelo jogo que para mim foi a grande partida da Copa até aqui, e tudo isso graças aos últimos dez minutos: Itália e Eslováquia. Que drama italiano! Deu pena dos atuais campeões, tanto que me peguei torcendo pela classificação desse time medíocre que eles montaram. Novamente a Itália não jogou nada. Deu uma melhorada com a entrada do Pirlo no meio e do Quagliaera no ataque, este fazendo o gol mais bonito da copa até aqui. Como eu já tinha escrito aqui, sem algum talento não se vai longe em uma competição como esta. Totti e Del Piero se aposentaram acertadamente após o título por cima. O treinador Marcelo Lippi não renovou de fato sua seleção, apostou que com a mesma base de 2006, com o mesmo estilo de jogo obteria sucesso. Sem o talento contudo, e apostando em postes como Gilardino e Iaquinta, não conseguiu mais do que dois pontos. O Capitão Canavaro é um exemplo da decadência desse time, é sombra do zagueiro que levsntou a taça a quatro anos atrás, toma dribles que me fazem lembrar o zagueirasso Rodrigo Arroz, revelado na Gávea faz alguns anos. De Rossi também foi patético, falhou em dois gols eslovacos. No fim, merecida eliminação da Azurra.

No Grupo A, sem surpresas, classificação de Uruguai e México, que por sinal fizeram um bom jogo, movimentado, aberto, porque ambos queriam fugir da Argentina nas oitavas.

O grupo dos hermanos também teve um desfecho emocionante, por conta do jogo Coréia do Sul e Nigéria. Estava torcendo pelos africanos, mas os gols que eles perderam fatalmente seriam castigados com uma eliminação. Impressionante, teve um gol de baixo da trave que até o Pedro Pessoa faria. O jogo da Argentina ganhou aquele clima de quando você está jogando uma pelada e ainda não fez gol. Você se manda para frente, chuta todas, todo mundo toca para te ajudar, até que o seu gol sai! Ocorre que esse cara era o Messi, e o que o gol não saiu. Mas teve o Palermo, marcando na primeira chance, e o Maradona lançando outro peixinho para comemorar o gol do seu salvador! Sensacional.

Grupo C, sem surpresas como o A, mas com muita emoção por conta do jogo dos EUA. Em determinado momento do jogo os argelinos sabiam que não tinham mais chance de classificação, mas jogavam como se fosse o jogo da vida deles, contra os ianques imperialistas! Os caras não têm uma importante avenida da cidade denominada Che Guevara a toa. Mas a classificação estadunidense foi merecida, procuraram o gol o tempo todo, enquanto a Eslovênia cozinhava o jogo com a Inglaterra. Esta até melhorou, mas acho que perde para a Alemanha nas oitavas.

Os próximos grupos tiveram configuração parecida: duas decepções européias, Sérvia e Dinamarca, que jogaram bem as primeiras partidas, só dependiam de si para se classificar, e foram derrotadas por Austrália e Japão na ultima partida. Os discípulos de Zico pescaram a vaga, enquanto no grupo D Gana se deu bem mesmo perdendo para a Alemanha. Como eu já tinha dito antes, PET faz muita falta para o sérvios!!! E a Holanda, passando em primeiro do grupo E, fica no caminho do Brasil para as quartas.

Espanha e Chile garantiram as vagas do ultimo grupo da copa, pelo bem do futebol. Imagina uma classificação da Suíça? Seria o mesmo que o Vasco atual ser campeão brasileiro! O Bielsa mostrou que é um grande treinador, o Chile jogou muito bem, mesmo com um a menos, e vai dar trabalho para o Brasil. E a Espanha chega forte, com o time pegando jeito, mostrando que a derrota na estréia foi mesmo um acidente.

Vai sobrar para Portugal! A diferença entre as duas seleções ibéricas está na incapacidade que os lusos tiveram de ganhar o jogo contra o Brasil. Durante uma meia hora eles tiveram chances reais de ganhar o jogo, controlaram o meio campo, mas não ousaram. A Espanha ousaria, sem nenhuma dúvida.

Mas o Dunga é um cagão: o Brasil tem dificuldade de jogar contra retrancas bem armadas, que empurram a bola para ser armada por Felipe Melo, Gilberto Silva e Lucio! Porém, Chile e Holanda são times que deixam o adversário jogar, e ai Kaká, Robinho, Luis Fabiano e Maicon vão deitar e rola. O Brasil vai penar mesmo para ganhar da celeste nas semi!

Aguardemos as oitavas, que já começaram, e que prometem muito, tendo em vista o crescimento técnico e dramático da Copa a cada rodada que passa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário