quarta-feira, 16 de junho de 2010

De volta à Malucada!



Estou chegando a conclusão que essa conversa de futebol bonito, futebol espetáculo, futebol moleque, futebol pra frente, é coisa de intelectual.

Desde 94 que eu não assistia a uma Copa na Baixada. Assistia na Zona Sul do Rio e depois, em Niterói. E, acreditem, tudo é diferente.


O representante da milícia local, que é meu amigo de infância, bateu no portão pedindo 10 pratas pra enfeitar a rua. " Tá na mão, família!" Mandei de imediato mesmo sabendo que o dinheiro do cigarro estava indo embora. A rua ficou uma beleza. Devido a velha amizade, o muro da casa da minha mãe foi previlegiado com uma belíssima pintura em estilo Surrealista, de orgulhar o Salvador Dalí. Foi a melhor explicação que eu encontrei pra descrever o que eles pintaram.


No dia do jogo, olhando toda aquela festa que a " Família" preparou para a estreia do Brasil, me dei conta do seguinte: Quem gosta de futebol espetáculo é intelectual! Os torcedores comuns teem outros valores. A malucada ( me permita o uso do termo, Josh) do Alzirão, da Baixada, do subúrbio, querem ver raça, disposição, entrega, suor na camisa.

Quando o Flamengo fica de palhaçadinha no Maracanã o que a torcida canta? " Queremos Raça!"


Nós, rubro- negros, falamos em futebol espetáculo, mas morremos de saudades do Airton, que deu uma pesada criminosa na costela do Nilmar e um soco num atacante do Coritiba. Sem ele, o sistema defensivo do Flamengo nunca mais foi o mesmo. São as nossas contradições.


E me permita dizer, Josh, dentro de campo, Pelé foi muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito melhor do que o Maradona.

Em conquistas, número de gols e qualquer outro comparativo que você queira estabelecer.

Pra mim a comparação jamais deveria ser entre Pelé e Maradona. Mas entre Zico e Maradona.


Torcer pra Argentina desde o início de uma copa do mundo, Josh, é algo tão intelectual, que se eu contar pra " Família" que eu tenho um amigo assim, retiram o Surrealismo do muro! Sem direito a devolução das 10 pratas e com aumento na conta do Gatonet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário