segunda-feira, 14 de junho de 2010

Campeonato estadual do mundo

Fidalgos amigos, esta Copa até agora está uma grande decepção. Uma partida pior do que a outra, com bandos correndo atrás de uma jabulani que cisma em não parar no pé de ninguém. E minha decepção é maior porque esperei, sinceramente, por este momento e faço sacrifícios para assistir aos jogos. A verdade é que já estou sentindo falta do brasileirão. Nada pode ser pior do que acordar 8:30 da matina, depois de uma noite mal dormida em razão do choro das crianças, e acompanhar Argélia e Eslovênia, ou então achar que pode acontecer alguma coisa entre Sérvia e Gana. Até TV nova comprei, mesmo sob protestos da patroa, que acha um absurdo comprar uma TV pra ver a Copa (e o pior é que pela qualidade dos jogos estou sem defesa...).

Aquele Vasco e Palmeiras tenebroso em São Januário é uma partida épica perto destes dois jogos. Guarani e Prudente no Brinco de Ouro, decidido aos 48 do segundo tempo em um penalti duvidoso vira partida pra rever 247 vezes.  E, tirando até agora a Alemanha, não vi nenhum jogo decente, essa que é a verdade. Uns podem dizer que a Argentina fez uma boa partida, que a abertura foi emocionante e que esse ou aquele outro jogo foge da miséria que está sendo transmitida, não importa. Jogo de Copa do mundo ainda não vi. Não podemos esquecer que são os 11 melhores jogadores de cada país e que, no mínimo, a vontade deveria ser maior.

É daí que chego a conclusão que a Copa do Mundo é, na verdade, um grande campeonato estadual, com os times principais e um monte de babas pra fazer os grandes aparecerem. Esta política do nosso Havelange, uma espécie de caixa D'água internacional, de inchar a competição pra poder aumentar seu poder político fez com que os jogos perdessem o elán, bicando pra escanteio os elementos que o tornam um ritual extremamente absorvente. Se nós temos Boavista, Bangu, Tigres e Friburguense, a FIFA tem Argélia, Eslovênia, Coréia do Norte e Honduras. Se sabemos que no final vão sobrar só os quatro grandes, sabemos que as chances do campeão do mundo estar entre Brasil, Itália, Alemanha e Espanha são de 95%, sobrando pra Argentina, França e os demais as mesma chances que permitiram ao Volta Redonda e ao Resende jogarem as semi-finais do Carioca. A verdade, meus amigos, é que esperamos quatro anos pra reproduzir o que vivemos nos três primeiros meses do ano: um campeonato de cartas marcadas e com resultado altamente previsível. E que não vamos perder por nada!!!

Escrevo após a Holanda ganhar da Dinamarca e o Japão ganhar de Camarões. Mais dois jogos modorrentos que não prestaram pra nada. Mais tarde Itália e Paraguai, que tem tudo pra ser 0X0 tendo em vista a tradição retranqueira das duas equipes. Enfim, mais um dia e nada de futebol....

E o pior de tudo é que não podemos zoar ninguém por conta dos resultados. Que graça isso tem?

Saudações tricolores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário