quarta-feira, 9 de junho de 2010

O Messias Voltou!


Foi muito difícil escrever esse texto. Meu primeiro impulso foi o de escrever no momento imediato em que vi a chamada no site do globoesporte “Urgente: Zico Volta ao Flamengo!”. Mas ai cliquei na chamada e eles só diziam “mais informações em instantes!”. Perdi o ímpeto.

Pensei então em esperar a entrevista oficial para repercutir no blog. A noticia de que o galinho só assumiria o depois da copa foi meio que um balde de água fria... Toda a nossa inter-temporada vai ser feita no mesmo clima velhaco que domina a política flamenguista. Então, arrefeci novamente.

Outra possibilidade aventada foi postar depois da vitória contra o Palmeiras. Aquele gol espírita do Vagner Love só podia ser fruto da presença do Zico. Minha prudência mandou esperar o jogo contra o Goiás. Ainda bem que não paguei esse mico...

Mas enfim, o clima de copa, especulações sobre milhares de contratações, o Flamengo milagrosamente não fazendo companhia ao Vasco na zona de rebaixamento, resolvi finalmente me manifestar!

O retorno do Zico é simplesmente a melhor noticia que o Flamengo produziu desde... a aposentadoria do Zico. Não tem como não apelar para a alegoria religiosa para descrever esse momento: Messias significa um rei que redime seu povo e traz um período de paz e justiça para sua nação. Não foi exatamente isso que o Zico nos proporcionou como jogador?

E após a sua saída, o que vivemos? Um ultimo espasmo com o penta em 1992, conquistado pelo ultimo dos seus apóstolos, o Junior. E depois, passamos as piores fases da história do Flamengo. Contratamos um jogador do gabarito do Romário, mas o baixinho vai o maior Judas da história do Mengão, só nos deu um carioca, colecionou vices como Copa do Brasil, Rio São Paulo e Supercopa, e para finalizar, ainda foi campeão brasileiro e da Mercosul pelo Vasco.

Depois disso, colecionamos quase-rebaixamentos que só não se concretizaram porque o Flamengo é maior que tudo. É verdade que nesse processo, conquistamos a hegemonia do Rio, passamos o Flor em títulos estaduais. Mas sabemos que isso é pouco.

Zico retorna agora para redimir o Fla. Volta com a situação do clube muito melhor do que no período imediato ao que ele se aposentou. Desde 2006 que o MENGÃO retomou seu lugar no protagonismo do futebol brasileiro. Uma Copa do Brasil e o HEXA (também comandado por um apóstolo do galinho, só que dessa vez no Banco) formam o saldo positivo dessa geração de Léo Moura, Juan, Angelim, Bruno. Geração esta que teve seus vexames também.

O Messias vai levar o mais querido definitivamente a um tempo de paz e justiça. Certamente terminaremos essa primeira gestão dele com estrutura similar ao São Paulo, Cruzeiro, Inter, etc. Voltaremos a formar jogadores de base, não apenas em espasmos como no caso do Renato Augusto, mas de forma sistemática. É fato também que nunca mais veremos na Gávea figuras sinistras como Gil, Denis Marques, Dimba, Dill.. o Galinho sempre vai priorizar dar a chance para alguma “muleque da gávea” ao invés de gastar tubos de dinheiro nessas tristes figuras.

No mais, Felipão ser cogitado como nosso treinador é obviamente fruto do retorno do Artur mais famoso do mundo! E, convenhamos, é a melhor maneira dos rubro-negros esfregarem na cara dos tricolores a zoação do ultimo fla-flu: “ôôô temos treinador”!

Tremei infiéis, pois o Messias voltou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário