quarta-feira, 30 de junho de 2010

Oitavas de Final II –A Missão!


E não é que seleção do Dunga fez a grande exibição da segunda leva de partidas das oitavas de final da copa...

Espanha e Portugal decepcionaram, especialmente nossos colonizadores. A Espanha fica com a bola o tempo todo, finaliza muito, seu meio campo é criativo, tenta sempre lançamentos ousados, e tem um atacante em estado de graça, o Villa, novo contratado do Barcelona. Seus jogos tem sido chatos, é verdade, a Fúria não tem feito merecido o apelido...

Portugal é o Uruguai europeu, com uma diferença: enquanto nossos vizinhos sabem que tem um time ruim, e seu melhor jogador pratica um futebol coletivo, pois sabe que precisa aproveitar as poucas chances que terá, os lusos acham que tem um timaço, e seu principal jogador pensa que está gravando um comercial a cada partida.

A Espanha vai passar fácil pelo Paraguai. Sem o Cabanas, os paraguaios não conseguiram fazer gol no Japão e na Nova Zelândia, dificilmente vão conseguir furar a defesa combinada de Barcelona e Real Madrid. O pior para mim é que o Paraguai passou a maior parte do jogo sem buscar o gol, em uma postura covarde que só pode ser explicada pelos traumas de 1998 e 2002, com duas eliminações nos últimos minutos exatamente nas oitavas.

A Holanda é o Brasil europeu. Historicamente um time de talento e ofensividade, adotou um futebol pragmático que aposta na individualidade dos seus melhores, especialmente Robben e Sneijder. Foi assim que venceu seus quatro jogos na Copa, e o primeiro gol contra a Eslováquia foi uma pintura, um lançamento de 40 metros do camisa 10 e a conclusão do camisa 11 com três zagueiros falhando em bloqueá-lo. Aposto em um confronto equilibrado, talvez um repeteco das penalidades de 1998. Pelo estilo de jogo das suas seleções, quem marcar primeiro vai ter uma vantagem anormal, maior que simplesmente o 1 x 0 mostrado no placar. Mas acho que o Brasil leva. Leva por causa da zaga.

Que partida fez o Juan contra o Chile. É impressionante a capacidade de antecipação dele, a plasticidade com que ele desarma seus oponentes. Diferente do também eficiente Lucio, que sem dúvida é bastante espalhafatoso. E ainda tem o Maicon, que parece está se guardando para momentos decisivos, e ainda assim é a válvula de escape do time. E só não vou ficar puxando o saco do Julio César excessivamente porque o arqueiro da Holanda também está fechando o gol.

Mas enfim, com esse quadro defensivo, o Brasil só precisou esperar o Chile morder a isca. E os loucos partiram para cima do Brasil, atacaram, marcaram a nossa defesa. Bielsa nunca deve ter visto o Ramirez jogar, porque aquela liberdade que ele teve só mesmo o Felipe Melo não aproveitaria. Para finalizar, o que foi o gol do Luis Fabiano? Mais do que o passe do Kaká, de primeira, a colocação do centro-avante brasileiro, marcando o zagueiro para não entrar em impedimento, foi sensacional, precisa entrar no manual de qualquer categoria de base que se preze.

Agora é esperar as intermináveis quarta e quinta-feira sem jogo da Copa. Não sei o que fazer, acho que vou montar meu time no Cartola. Talvez escreva aqui pro blog sobre o Flamengo. Sei que pelo menos hoje eu vou jogar bola para extravasar. Mas que deveria ser proibido dias sem jogo no meio da copa do mundo, ah isso deveria!

Saudações Rubro-Negras

Nenhum comentário:

Postar um comentário