sexta-feira, 18 de junho de 2010

De volta à malucada 2

Ser comparado ao Eduardo Paes é motivo suficiente para desistir para sempre deste blog. Mas realmente o texto do Dono do Blog é muito bom e reflete exatamente o que eu quis dizer. Mais intelecto, mais Razão. Menos intelecto, mais churrasco na laje.



Razão e paixão estão aí pra gerar discussão. Que bom. Em 97 o Vasco tinha um timaço, lembram? Edmundo, Mauro Galvão, Juninho Pernambucano, Felipe, Pedrinho, Juninho Paulista, Ramon. A Razão dizia que esse time merecia ser campeão de tudo o que iria disputar. Futebol de encher os olhos. Mas a Paixão me trouxe à Razão num desses paradoxos que só o futebol possibilita: Era um timaço mas, vestia a camisa do Vasco. E, por mais que quisesse torcer à favor do futebol espetáculo, torci com enorme paixão pelo Real Madrid na final do Mundial Interclubes. E sacaneei todos os vascaínos que eu conhecia com enorme prazer. Campeão Mundial no Rio? Só o Mengão, amigo.



Sou fã do Maradona, sim. Acho que já escrevi neste blog que admiro a paixão que ele tem pelo futebol argentino. Vai ao estádio vestido como um torcedor comum. Xinga, vibra, faz o diabo.

Partilho da opinião da maioria do argentinos: Se o Maradona não atrapalhar, a seleção hermana pode vir a ser campeã do Mundo. Lá, como jogador, ele é deus! Mas como treinador, Josh, ele está para a imprensa e a torcida argentina assim como o Dunga está para a imprensa e a torcida brasileira. São poucos os que teem coragem de defendê- lo publicamente. A imprensa esportiva argentina moveu um processo coletivo pelas palavras pouco carinhosas que Dom Diego proferiu para a imprensa no final da eliminatórias. Resultou num pedido de desculpas públicas de Maradona.

Morro de amores pelo Dunga? Longe disso. Josué, Doni, Julio Batista, Kleberson, Grafite são jogadores que, definitivamente, não merecem a honra de disputar uma Copa do Mundo pelo Brasil. Mereciam fazê- lo pela Nova Zelândia, Austrália ou outra seleção que o valha.

Mas não me sinto incomodado em torcer pelo Júlio César, pelo Maicon, pelo Daniel Alves, pelo Juan, pelo Kaká, pelo Ramires, pelo Robinho, pelo Nilmar, pelo Luis Fabiano e até pelo Lúcio ( porque afinal, como diz uma letra do Jorge Ben, zagueiro não pode ser muito sentimental)



Sinceramente, Josh? O vídeo não me impressionou. Tudo o que esse vídeo quis dizer, eu vivi nas tardes de domingo em que vi Zico vestindo a camisa 10 do Flamengo no Maracanã com 150 mil pessoas. Se você tivesse tido essa chance, tenho certeza, não iria se impressionar com qualquer coisa.



Fico imaginando um Brasil e Argentina na final da Copa ( acho que não será possível porque, se não me falha a memória, eles se cruzariam na semifinal) e tenho certeza que vai me doer muito menos ver o Dunga e seus asseclas campeões do Mundo do que ver os argentinos tirando uma onda histórica em cima da gente e, ainda por cima, me chamando de Macaco.

Se a final for Argentina contra uma seleção européia, eu torço pelos Hermanos.

Abraço forte, Josh!

Um comentário: